Os 27 alunos finalistas do concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de parceria entre a Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) foram conhecidos na última segunda-feira (11). Com idades entre 10 e 17 anos, os participantes representam escolas estaduais localizadas em nove cidades do estado. Eles foram escolhidos entre 340 estudantes selecionados na semifinal. O resultado final será divulgado no próximo dia 22.

Dentre eles alunos finalistas três deles são de São José do Rio Preto todos da Escola Estadual Escola Estadual Alzira Valle Rolemberg, no bairro Dom Lafaiete. São eles: Katia Alice Rodrigues Rocha Mendes do 6° Ano A e dois alunos do 8° Ano D: Maria Eduarda Oliveira Santos e Lucas Gabriel Carmo de Oliveira. A orientadora dos finalistas é a professora Sandra Zanatta Rodrigues Galavotti e o tema da Redação foi “Dilema da Humanidade”.

A iniciativa busca promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.

Para a coordenadora de educação ambiental da Semil, Maria de Lourdes Rocha Freire, o número de diretorias regionais de ensino, escolas e alunos participantes foi bastante significativo: “No estado, são 91 diretorias e participaram 60. Isso significa 65% do total, um número importante para a primeira edição”, avaliou.

O concurso “Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo” teve as inscrições abertas em agosto, na volta às aulas do segundo semestre, e contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A competição foi dividida em três categorias: para alunos do 5º ano Ensino Fundamental (anos iniciais), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) e das três séries do Ensino Médio. Cada categoria foi composta por equipes de três alunos de uma unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador.

Foram selecionados para a final os alunos de nove escolas estaduais, localizadas em nove cidades: sendo além de Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Dobrada, Bragança Paulista, Caieiras, Carapicuíba, Mogi das Cruzes e Suzano. Na final, eles irão disputar os primeiros, segundos e terceiros lugares, nas três categorias.

Redações

As redações abordaram o tema “Mudanças Climáticas” e exploraram aspectos de mitigação e adaptação, com diferentes gêneros textuais para cada categoria: os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental produziram textos seguindo a linha “Você sabia que…”, enquanto os das outras categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) criaram textos dissertativos argumentativos. “As redações foram muito boas, destacando as questões gerais mais relevantes sobre as mudanças climáticas e enfatizando a necessidade de medidas locais e de cidadania. Teve redação que citou até o Pearc (Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática)”, destacou Maria de Lourdes.

Os textos foram avaliados com base em critérios como originalidade, capacidade de comunicação, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita.

A final será divulgada no site das secretarias, e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios serão leitores de livros digitais, tablets e notebooks.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador