“Foi só me por a caminhar, que os ponteiros do relógio da felicidade voltaram a rodopiar. Melhor do que se lamentar é se por em movimento, sem ressentimentos, sem nada pra te segurar”. Com estes versos, a canção ‘No Próximo passo’, com letra de Luis Dillah e música de Thiago K, venceu a 17.ª edição do Festival de MPB Vinícius Nucci Cuccolicchio, o FEM Rio Preto, na noite deste domingo, 24/11.

Além do 1.º Lugar com a Melhor Música do FEM 2024, a dupla levou ainda o prêmio de Melhor Música de Rio Preto. Luis Dillah é músico, compositor, letrista e cantor já foi premiado em outras edições do FEM e vive na cidade desde os anos 1990. O cantor e compositor, Thiago K, é parceiro de Dillah em diversas canções, vive em São Paulo e venceu o FEM pela terceira vez desde 2018.

“É inexplicável [a emoção]! Quando você faz um bom trabalho, espera ter uma resposta, mas dois prêmios assim – 1.º Lugar do Festival e Melhor Música de Rio Preto – é uma emoção sem limite. A ficha ainda não caiu, vai cair ainda”, comemorou Dillah.

“É um orgulho gigantesco vencer o FEM, pois é um festival que tem uma estrutura absurda de maravilhosa, um teatro incrível, compositores maravilhosos e artistas gigantes que passaram por esse palco é indescritível”, completou Thiago K.

Em três noites de muita música popular brasileira, 28 canções disputaram os prêmios em dinheiro, que variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil, além do troféu Corpo-violão, criação de Pi Zampieri. Foram premiadas as melhores canções do 1.º ao 6.º Lugar, além de Melhor Música de Rio Preto, Melhor Letra, Melhor Intérprete e Aclamação Popular. Dentre os finalistas de Rio Preto, também foram premiados Zeca Barreto e Elis Angelotte pela música Ensolarada, com o 4.º Lugar. Elis também levou o prêmio de Melhor Intérprete. (Segue abaixo lista com todos os premiados).

O FEM é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, e foi realizado, neste ano, entre dos dias 22/11, sexta-feira e este último domingo, 24/11, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com entrada gratuita.

O prefeito Edinho Araújo, presente na final, entregou o troféu de 1.º lugar aos premiados e cumprimentou toda a equipe da Secretaria de Cultura pela realização dos 12 das 17 edições do FEM. “Quero cumprimentas todos os realizados, participantes e vencedores. Que Rio Preto continue sendo essa referência para a Cultura brasileira”, evidenciou Edinho. O Secretário de Cultura, Pedro Ganga e o curador Fernando Marques rememoraram as 17 edições do FEM e também agradeceram aos participantes e organizadores pela realização.

Além das apresentações das 28 músicas de Rio Preto e todo Brasil, selecionadas entre quase 200 inscritas, o público conferiu os shows, do ‘Nosso Jeitão para Caetano e Gil’, com Jaqueline Cardoso e Dona Encrenca, no sábado, e ‘Todo o Sentimento’, com Leila Pinheiro no domingo. Além da plateia presente no teatro, cerca de 4 mil pessoas acompanharam a transmissão ao vivo do festival pela internet. A cobertura fotográfica, resultado e apresentações estão disponíveis no Portal da Prefeitura pelo link: riopreto.sp.gov.br/fem2024.

Confira os vencedores do FEM Rio Preto 2024:

1.o LUGAR

MELHOR MÚSICA DE RIO PRETO

‘NO PRÓXIMO PASSO’

Letra: Luis Dillah

Música: Thiago K

Intérpretes: Luis Dillah e Thiago K

São José do Rio Preto/SP

2.o LUGAR

‘GEANDRA’

Letra: Joãozinho Gomes

Música: Enrico Di Miceli

Intérprete: Ariel Moura

Santana/AP

3.o LUGAR

‘RETUMBANTE’

Letra, música e intérprete: Edinho Vilas Boas

Fortaleza/CE

4.o LUGAR

ACLAMAÇÃO POPULAR

MELHOR INTÉRPRETE

‘ENSOLARADA’

Letra e música: Zeca Barreto

Intérpretes: Elis Angelotte e Zeca Barreto

São José do Rio Preto/SP

5.o LUGAR

‘ZUMBI DOS PALMARES’

Letra, música e intérprete: Luiz Salgado

Araguari/MG

6.o LUGAR

‘CASA DE SANTO’

Letra: Adriano Rosa

Música e intérprete: Cícero Gonçalves

Contagem/MG

MELHOR LETRA

‘SOLICITUDES’

Letra e música: Kico Zamarian

Intérpretes: Zé Renato Fressato e Kico Zamarian

Mococa/SP

com informações SMSC_foto_Marcos-Madi