A GVC Soluções em Cobrança, uma empresa do Grupo Rodobens, lançou no último dia 18 a campanha de conscientização “Repense sua Aposta”.

A empresa rio-pretense está preocupada com o avanço das bets no Brasil e o mal que os jogos online causam na vida das famílias brasileiras.

De acordo com um estudo da Strategy&, consultoria da PwC, 63% dos apostadores tiveram sua renda comprometida por conta das apostas, fazendo com que os seus gastos com bens de varejo e uso comum caiam cerca de 19%.  Os dados são alarmantes, para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central, no mês de agosto de 2024, beneficiários do Bolsa Família realizaram um total de R$3 bilhões de transferências via PIX para estas plataformas.

Thiago Tagliaferro, diretor da GVC, afirma que os números atuais envolvendo os jogos online assustam e o tema, muito em breve, se tornará um problema de saúde pública. “Digo isso vendo o impacto que o tema tem causado no consumo, nos indicadores de inadimplência de alguns produtos financeiros, na produtividade dos profissionais nas empresas, mas, principalmente, na saúde mental das pessoas. As pessoas que depositam seus anseios nas apostas tendem a se frustrar, tentar reverter o cenário do investimento que não retornou em ganhos e, consequentemente, entram em um looping financeiro, muitas vezes, sem fim”.

A campanha “Repense sua Aposta” será feita internamente, com os cerca de 300 colaboradores da GVC e posteriormente com os clientes, parceiros e atendidos pela empresa.  Tagliaferro explica um pouco como vai ser a campanha e os seus objetivos. “Somos uma empresa de soluções em cobrança que apoia instituições financeiras, administradoras de consórcios, cooperativas de créditos e incorporadoras na evolução dos seus indicadores de inadimplência, durante toda a jornada de recuperação de crédito.  E, desde sempre, nos posicionamos em fazer isso de uma forma mais empática, entendendo o que levou um cliente saudável à inadimplência para ofertar a melhor alternativa para que ele saia dessa situação.  Com isso, definimos que para tornar a jornada de todos os nossos cerca de 300 colaboradores mais leve precisávamos de um propósito impactante e nada melhor do que podermos ajudar as pessoas a saírem dessa situação, restabelecendo a sua condição de compra.  Assim nasceu o Programa “Saúde Financeira GVC”, onde, com apoio de especialistas, apoiamos os devedores dos nossos clientes a terem um bom diagnóstico de sua situação e construam eficazes planos de ação para saírem dessa situação. Mas, antes de ofertar ao mercado, entendemos que o nosso time precisava estar empoderado sobre o tema e, assim, transformamos esse suporte em mais um dos benefícios a todos eles”.

O assunto sobre as bets e os jogos online têm sido muito debatido no Brasil, em todas as esferas, e mecanismos estão sendo criados para capacitar as pessoas sobre como cuidar desse problema.   A GVC acredita que abordar diretamente o assunto permitirá proteger seus colaboradores, estar ao lado deles quando necessário, mas, principalmente, dar a sua contribuição social a todos àqueles que, em algum momento, possam ser impactados pelas dores que alguns mecanismos de apostas têm causado nos lares, nas famílias e nas empresas. “Poucos brasileiros tiveram capacitação financeira de qualidade, acesso a conteúdo ou práticas desde a infância e isso impacta na vida adulta e na economia, como um todo.  Colocar não só conhecimento de qualidade à disposição das pessoas, mas, também, especialistas que personalizem com tecnologia o diagnóstico da vida financeira daquela pessoa e construam juntos um bom plano de ação, pode ser um caminho para começarmos a virar esse jogo, ao menos, no ambiente dos clientes que confiam a GVC a gestão de suas carteiras de cobrança”, finalizou Tagliaferro.

Com informações e foto Assessiva Comunicação