A cidade de São José do Rio Preto foi reconhecida nesta quarta-feira (04), com o Prêmio Município Resiliente – Ouro, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento, que também marca o lançamento da “Operação SP Sempre Alerta de Chuvas”, reuniu autoridades e representantes municipais para reconhecer os esforços em gestão de riscos e desastres no Estado de São Paulo.
Rio Preto alcançou a pontuação de 95,5, dividindo o topo do ranking estadual com Vinhedo e à frente de municípios como Sorocaba (94,5) e Campinas (94). A premiação reconhece as cidades que adotam práticas de redução de riscos e desastres, promovendo desenvolvimento sustentável por meio de indicadores que avaliam a maturidade na gestão de proteção e defesa civil.
O resultado é obtido a partir de três programas: o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado; o Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; e a Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU.
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), recebeu o prêmio das mãos do vice-governador paulista, Felicio Ramuth, e do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira. “É com imensa satisfação que São José do Rio Preto recebe o Prêmio Município Resiliente – Ouro, um reconhecimento que reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção da nossa população frente aos desafios climáticos. Este resultado reflete o esforço de uma equipe dedicada e o trabalho contínuo que temos realizado ao longo dos últimos anos para tornar Rio Preto referência em gestão sustentável e proteção à população”, afirma o prefeito.
Edinho estava acompanhado do diretor da Defesa Civil do município, coronel Carlos Lamin. “Essa conquista é um coroamento para a Defesa Civil e para toda a equipe da gestão atual, do prefeito Edinho Araújo, que sempre me deu muito apoio no desenvolvimento das nossas ações. Hoje, a Defesa Civil possui uma credibilidade muito grande na cidade. Estou muito contente com esse reconhecimento, que marca o encerramento de um ciclo de oito anos à frente da Defesa Civil de Rio Preto. Parabéns à gestão, aos secretários e à minha equipe, pois ninguém faz nada sozinho. Na verdade, este trabalho envolve praticamente todas as secretarias da Prefeitura”, diz Lamin.