A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) Ana Maria Vilela, concluiu na última sexta-feira (06), a oficina “Acalmando a Mente: diálogos intra e interpessoal pacíficos no SUAS”, uma das ações do Programa Cuide-se. A iniciativa, iniciada em maio deste ano, teve como objetivo o cuidado integral e a valorização dos trabalhadores da Assistência Social.
Com um total de seis encontros para cada grupo, a oficina envolveu equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar (Sul e Norte), Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e diversos departamentos da sede da Assistência Social.
“O Programa Cuide-se oferece oficinas que promovem o autocuidado e fortalecem o bem-estar dos trabalhadores. Valorizar nossos profissionais é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social”, destacou a secretária Helena Marangoni.
Ministrada pela educadora Alessandra Pagliarini, da EGP, a oficina proporcionou ferramentas práticas para promover interações mais construtivas e pacíficas no âmbito interno e externo do trabalho, além de estimular a saúde emocional e o bem-estar dos profissionais. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras e refletir sobre práticas que promovem ambientes de trabalho mais saudáveis e harmoniosos.
O Programa Cuide-se
Criado em 2022, o Programa Cuide-se é uma estratégia da Semas, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho, voltada ao cuidado integral dos trabalhadores. Entre suas principais metas estão sensibilizar as equipes sobre a importância de dedicar tempo ao autocuidado e à reflexão pessoal; implementar ações inovadoras de promoção à saúde no trabalho; realizar encontros educativos em parceria com a rede ou educadores internos, fortalecendo o equilíbrio emocional e físico dos trabalhadores.
Com informações SMCS_foto_ Bruno Carvalho/Secretaria de Assistência Social