Respeitar a faixa e, sobretudo, quem caminha por ela é o melhor caminho para evitar boa parte dos sinistros de trânsito – e salvar vidas. De acordo com o Infosiga, a plataforma de dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), de janeiro a outubro deste ano quase um quarto das mortes por acidente no estado, 23%, vitimou pedestres, grupo que ficou atrás apenas dos motociclistas, com 42,3% dos óbitos. Morreram, no período, 1.182 pedestres, 15% a mais que no mesmo intervalo do ano passado. Para proteger este, que é o elo mais frágil do sistema de trânsito, o Detran-SP realiza nesta quarta-feira (11), em todo o estado, um novo Dia D em defesa do pedestre.
Rio Preto
A ação educativa com foco nos pedestres será realizada na cidade de São José do Rio Preto, das 09h às 11h, na Avenida dos Estudantes, 3278, Jardim Novo Aeroporto. Na ação, a abordagem dos agentes do Detran-SP será tanto para esclarecer dúvidas quanto para reforçar a mensagem por um trânsito mais seguro para todos com a entrega de mãozinhas da campanha de pedestres do Detran-SP, adesivos e panfletos.
Na programação, estão diversos tipos de abordagem a motoristas e pedestres – que por vezes precisam ser lembrados de também respeitar a faixa, atravessando sempre pela sinalização na via. De conversas a brincadeiras, passando pela distribuição de materiais impressos para difundir a ideia de que a segurança no trânsito é responsabilidade coletiva, representantes do Detran-SP vão reforçar a importância da civilidade nas ruas. Uma das peças impressas é uma mãozinha de papelão que representa a mão que a pessoa deve usar para acenar ao motorista, pedindo passagem na via, uma das orientações dadas aos pedestres, assim como a de fazer contato visual com o condutor.
O primeiro Dia D aconteceu no Dia Internacional do Pedestre, 8 de agosto, mês que ainda teve uma segunda edição do evento, duas semanas depois. As iniciativas se seguiram ao lançamento da campanha de mídia encabeçada pelo professor de ética e filosofia Clóvis de Barros Filho em rádio, TV, mídia digital, impressa e externa, e o slogan “Toda faixa de pedestre é um sinal. Sinal de respeito”.
com informações e foto Detran_SP