Na tarde desta quinta-feira (09) o prefeito de Rio Preto, Fábio Candido (PL) ao lado do secretário Municipal de Saúde Rubem Bottas Neto e de técnicos da pasta apresentaram dados sobre a Dengue no município e as atividades e ações feitas até o momento e as próximas já programadas.
Dentre as ações novas está a abertura do UBS do Estoril que vai abrir aos sábados das 7h00 às 13h00 exclusivamente para atendimento de pacientes que suspeita de dengue.
Por sua vez a própria UBS do Estoril e a do Solo Sagrado estão com horário ampliado de atendimento exclusivos para dengue de segunda a sexta-feira sendo que no Estoril das 17h00 às 22h00 e no Solo das 20h00 às 22h00.
Novos leitos
O prefeito Fábio Candido anunciou parceria com os hospitais públicos de Rio Preto e a abertura de leitos exclusivos para a dengue sendo ao todo 55, sendo 30 no HB (Hospital de Base), 10 na Santa Casa de Rio Preto e outros cinco no Hospital Municipal, além de 10 leitos pediátricos no HCM (Hospital da Criança e Maternidade). “Essa abertura de leitos, vai possibilitar que as UPAs sejam desafogadas deste atendimento dos doentes com dengue, principalmente aqueles que estão em estado mais crítico”, destacou o prefeito.
A apresentação foi feita pela enfermeira da Secretaria de Saúde, Andreia Negri, que trouxe detalhadamente os dados dos casos de dengue na cidade no último período e nos primeiros dias de 2025.
Nos nove primeiros dias de 2025 foram feitas são 142 casos de dengue confirmados, nove descartados e outro 1.728 em investigação totalizando 1.879 casos investigados – no mês inteiro de 2024 foram totalizadas 2.026 notificações em 31 dias dos quais no final foram confirmados 1.084 caso de dengue e os demais foram descartados.
Em janeiro até o momento o número de atendimentos nas UPAs chegou a 6.682 sendo que no mês de janeiro inteiro de 2024 foram 2.366. Já o Atendimento Básico e Telemedicina teve o atendimento de 716 pacientes nos 31 dias de janeiro e em apenas oito dias de 2025 o total até o momento é de 2.230 pacientes atendidos. Por sua vez o Centro de Hidratação inaugurado no mês de dezembro somente nestes primeiros dias de 2025 atenderam 290 pacientes.
As áreas de maior incidência de notificações na cidade são: Estoril, Jaguaré, São Francisco, Vila Elvira e Cidade Jardim.
Mutirão
Neste sábado (11) acontece o segundo Mutirão desta vez nos bairros Santo Antônio e Estoril das 7h00 às 13h00 – agentes de Saúde estarão nas ruas visitando as casas e orientando a população. A previsão que o Mutirão aconteça até o dia 22 de fevereiro.
No primeiro dia de Mutirão que acontece no último sábado (04) nos bairros: Solo Sagrado e São Francisco teve a participação de 61 agentes de saúde mais cinco supervisores,
Áreas: Solo Sagrado e São Francisco 61 agentes de saúde 5 supervisores, foram visitados 2.829 imóveis dos quais apenas 1.647 puderam receber a visita dos agentes, outros 1.182 imóveis estavam fechados e houve 48 recusas.
Segundo o prefeito Fábio Candido, no caso destes imóveis fechados será feito com contato por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com as Imobiliárias para que as chaves destes imóveis fechados possam ser liberadas para que os agentes de Saúde possam fazer a checagem nestes locais.
Caso aconteça a recusa para entrar nos imóveis quando for constato que o mesmo tem criadouros não está descartada a possibilidade de a Prefeitura ingressar na justiça. “Peço para a população, para os empresários que permitam essa verificação. Mas se houver essa necessidade, nós vamos agir sim com vigor”, salientou o prefeito.
‘Drones
A prefeitura contratou o serviço de empresas de Drones para fazer uma varredura na cidade para constatar possíveis locais se sejam possíveis criadouros do mosquito em especial obras em andamento serão vistoriadas e caso seja constatado algo haverá a notificação da responsável pelo local.
Nebulização
Com o diagnóstico das áreas mais afetas o governo municipal conseguiu junto ao governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Saúde a realização de nebulização que será feita em três ciclos: sendo o primeiro nos dias 15, 16 e 17 de janeiro nos bairros: Estoril e São Francisco, o segundo nos dias 22, 23 e 24 na área Central e nos bairros Vila Elvira e Caic e por último nos dias 29, 30 e 31 mais uma vez no bairro Caic e também na Vila Toninho.
Outras ações
Outros pontos que serão feitos nos próximos dias é o agendamento de palestras por técnicos da Saúde em canteiros de obras de grande porte, condomínios residências para a orientações para a acabar com os criadouros.
Outros cuidados
Está em processo de compra 7 mil repelentes para distribuição a gestantes, mediante prescrição médica, além da ampliação de exames de hemogramas no Laboratório Municipal de Patologia Clínica.
Por fim o secretário de Saúde destaca que todas essas ações foram necessárias de imediato, pois os números poderão ser piores já que em março segundo previsões iniciais serão o pico dos casos de dengue em Rio Preto. “As medidas visam melhorar a saúde da população, diminuir os casos graves, diminuir a quantidade de óbitos, e que a gente possa sair desta situação da melhor forma possível”, finalizou Bottas.
Vacina
Nesta semana o município recebeu 7.500 doses de vacina Qdenga, destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. O esquema da vacina é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
As salas de vacina funcionam nas 29 unidades básicas de saúde de Rio Preto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até as 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado é até às 19h.
Sábado da Vacina
Agora denominado como “Sábado da Vacina” a tradicional campanha de vacinação um sábado por mês tem uma primeira atividade no próximo dia 25 – onde sete UBS estão abertas das 8h00 às 13h00 para que a população posso colocar todas as suas vacinas em dia, inclusive a da Dengue.
As UBSs abertas serão as seguintes: Cidade Jardim (provisoriamente), João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, São Deocleciano, Santo Antônio, Solo Sagrado e Vetorazzo.
Por Sérgio SAMPAIO