Os diretores do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região participaram nesta quinta-feira (16) de protesto realizado em todo país em agências do BB (Banco do Brasil).
Segundo Ari Cléber Fratantonio, diretor do sindicato, a ação teve como objetivo principal a defesa dos Caixas das Agências do BB, nas negociações de 2024 ficou acordado com a direção do banco que cargos para estes bancários, já que na evolução de carreia dentro do BB estão sendo cortados estes profissionais. “Então o Banco do Brasil se comprometeu em encontrar novas funções para os Caixas. E este ano fomos surpreendidos, o banco montou uma reestruturação, extinguindo cargos, criando novos cargos e, no entanto, os Caixas não foram incluídos nessa reestruturação”, detalho Fratantonio.
Com isso o sindicato e da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) organizou estes protestos em todo país contra essa atitude tomada pelo BB em desacordo com o que tinha sido negociado no ano passado.
O sindicalista destaca que o banco afirmou no ano passado que estes profissionais não ficariam se função, eles serão relocados dentro das próprias agências ou no máximo dentro do próprio município onde o bancário atual.
Em Rio Preto a manifestação aconteceu na agência de BB que fica na Rua Voluntários de São Paulo ao lado da Catedral.
Reunião marcada com o banco
Como resultado das mobilizações do Dia Nacional de Luta, segundo nota divulgada no final da tarde pela Contraf-CUT foi agendada uma reunião com o Banco do Brasil para a próxima semana. Na ocasião sendo ainda a confederação os representantes dos bancários apresentarão formalmente as demandas da categoria, buscando soluções para os problemas enfrentados e reafirmando a importância de uma reestruturação que respeite os compromissos assumidos com os trabalhadores.
Por Sérgio SAMPAIO