A Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto, deu início nesta sexta-feira (24), a encontros segmentados com gestores escolares, a fim de viabilizar a abertura das unidades municipais a partir das 7h, já no início das aulas, marcado para o dia 04 de fevereiro. Com a nova organização, o tempo de permanência nas escolas dos alunos de período parcial volta a ser de 5 horas diárias.
A proposta inicial para que o horário das 7h seja retomado foi apresentada nesta última quinta-feira (23), em reunião geral com supervisores de ensino e diretores de escola, realizada no Teatro Paulo Moura. “Voltamos ao atendimento das 7h às 12h30 e das 12h30 às 17h30, com as suas tolerâncias. Isso foi amplamente discutido ontem (23) com os nossos gestores. O prefeito esteve presente e buscamos uma solução para atender às necessidades da nossa população e também aos pedidos dos nossos professores”, salientou a secretária de Educação, Renata Azevedo.
Agora, tiveram início encontros com grupos menores e com a participação também de coordenadores pedagógicos. Objetivo é conhecer e analisar a realidade de cada comunidade, ouvir sugestões e aprimorar a proposta. Dependendo do caso, será possível flexibilizar horários de entrada e saída, para melhor atendimento de alunos e famílias.
Os encontros seguem ao longo da próxima semana, com foco na troca de ideias e no detalhamento de sugestões. A ideia é suprir a demanda das famílias que precisam do atendimento a partir das 7h e, por outro lado, cumprir integralmente a legislação sobre a jornada dos professores, em especial a Lei Federal nº 11.738/2008, conhecida como Lei do 1/3. Além disso, o plano considera ajustes recentes promovidos pela Lei Complementar nº 735, de 2023, que atualizou dispositivos do Estatuto do Magistério Público Municipal.
Com informações e foto SMCS