A Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto iniciou a implementação de auxiliares de apoio no transporte escolar, com o objetivo de reforçar a segurança e o acolhimento das crianças durante o trajeto entre suas casas e a escola. Além de acompanhar os alunos no deslocamento, esses profissionais permanecem nas unidades escolares para prestar apoio administrativo ao longo do período letivo.

“O profissional de apoio no transporte escolar surge da necessidade de trazer mais segurança e acolhimento para as crianças e suas famílias durante o trajeto de casa até a escola. Além disso, esse profissional permanecerá na unidade escolar, atuando no apoio administrativo até a volta com os alunos no transporte”, explica a secretária municipal de Educação, Renata Azevedo.

Ela destaca ainda que a iniciativa é inédita na cidade. “É importante mencionar que essa medida nunca existiu em Rio Preto e só se tornou realidade graças ao compromisso do prefeito Fábio Candido (PL) com a segurança dos nossos alunos.”

O prefeito reforça a importância da ação: “O cuidado com nossas crianças é prioridade. Desde o primeiro dia de aula, implementamos essa medida inédita para garantir mais segurança e tranquilidade às famílias. Os auxiliares de transporte escolar não estão apenas acompanhando os alunos, mas também zelando por sua integridade, prevenindo incidentes e proporcionando um ambiente mais acolhedor. Esse é um compromisso do nosso governo: investir na proteção e no bem-estar das nossas crianças.”

Inicialmente, 30 profissionais estão atuando no transporte escolar municipal, e o número será ampliado gradativamente até que o serviço cubra todas as regiões atendidas. A prioridade na implementação foi para locais de maior necessidade, beneficiando, nesse primeiro momento, 12 unidades escolares.

Atualmente, o transporte escolar municipal atende 3.377 alunos, incluindo estudantes com deficiência, que contam com veículos adaptados. Além disso, 432 acompanhantes e 187 estudantes utilizam passes escolares, ampliando o acesso ao serviço. A frota é composta por 134 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e automóveis, atendendo alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Escolas atendidas

Professora Daisy Rollemberg Trefiglio
Jandira Caetano Ribeiro
Paulo José Fróes Filho
Dunalva do Amaral Farath
Rita Mendes Mambreu
Guiomar Maia
Chafic Balura
Graciliano Ramos
Joana Casagrande Vinha
José Barbar Cury
Osni Assis Pereira
Vera

com informações e foto SMCS