A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Prefeitura de Olímpia, realiza na próxima quarta-feira (26) o 3º workshop presencial de formação profissional e empregabilidade no turismo, iniciativa da Academia do Turismo SP, um programa de qualificação criado para atender à demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor.
O workshop terá a participação de especialistas do meio acadêmico e empresarial para discutir tendências e desafios do setor, assim como as competências para o mercado de trabalho para um público formado por profissionais, estudantes e empreendedores. Olímpia recebe quatro milhões de turistas por ano, atraídos especialmente pelos parques aquáticos e museu da história e do folclore.
“O turismo se tornou um grande negócio para o município, que também sedia eventos e valoriza a sua cultura. Há uma grande demanda do setor turístico no local por mão de obra qualificada”, disse o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. O primeiro painel do workshop trata das habilidades exigidas pelo mercado e, o segundo, da empregabilidade no setor.
Na ocasião, o secretário Lucena também anuncia a realização de cursos presenciais gratuitos de qualificação para profissionais ligados ao turismo, ao lado do prefeito, Geninho Zuliani. Os cursos são uma resposta à demanda da região, e serão oferecidos pelo Centro Paula Souza, parceiro nas ações da Academia do Turismo SP, e realizados na prefeitura.
A estância turística de Olímpia foi o primeiro destino paulista a se tornar distrito turístico, há quase quatro anos, um marco para o desenvolvimento turístico da região das Águas Sertanejas. Conhecida como a Capital Nacional do Folclore, Olímpia recebe, por ano, cerca de quatro milhões de visitantes, um milhão a mais do que antes de se tornar distrito.
com informações GOVSP_foto_PrefeituraOlimpia