O Comida di Buteco, concurso que elege anualmente o melhor buteco do país, foi lançado nesta segunda-feira (24), no Bar Bãopadaná, em Bady Bassitt. Neste ano, a competição completa 25 anos de história, sendo 15 somente no circuito de Rio Preto.
Com a participação de 22 bares, incluindo estabelecimentos de Rio Preto (19), Mirassol (2) e Bady Bassitt (1), sendo sete novatos, que nunca participaram do concurso e outros 15 veteranos, o concurso terá início oficialmente em 11 de abril e vai até 11 de maio. Em todo o País, serão 1,2 mil butecos espalhados por 27 circuitos em 50 cidades que irão disputar o título de melhor buteco do Brasil.
“É com o conceito “Paixão pelo buteco” que o Comida di Buteco celebra seus 25 anos de emoções e vivências que se entrelaçam com a cultura do buteco raiz, aquele em que o dono e sua família trabalham no negócio, não pertencendo a redes nem franquias. Esse conceito ressalta a ideia do buteco como um símbolo de permanência em um mundo em constante transformação”, explica Ana Eliza, coordenadora regional do concurso.
Durante o lançamento, quatro butecos apresentaram seus pratos à imprensa e convidados – Bãopadaná que trouxe o Espeto Surpresa, Buteco do Gaúcho com o a porção Dercy Gonçalves, Tom nosso com o Copacue do Tom, e o campeão da edição passada, Empório do Caboclo, com o Torresvite5, um ceviche de torresmo com limão, pimentão e cebola, e jiló empanado.
Nesta edição, os butecos participantes terão tema livre para a criação dos petiscos, trazendo criatividade e inovação às receitas. Na edição do ano passado, o campeão foi o buteco Empório do Caboclo, de Mirassol. Em segundo lugar, ficou o União FC: Bar da Várzea e, em terceiro, Fidelis Bar da Sombra.
Concurso
O Comida di Buteco foi criado em 2000, em Belo Horizonte (MG), como atividade da extinta Rádio Geraes. Hoje, cobre todo o território nacional, alcança todas as reuniões do país e se consolida como o maior do gênero em todo território brasileiro.
Os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.  O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor buteco do brasil. No mês de julho, em uma festa realizada em São Paulo, capital, é revelado o campeão nacional, o melhor buteco do brasil.
Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado por meio do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Vale lembrar que nenhum buteco paga absolutamente nada para participar, toda a receita para realização do concurso e remuneração do negócio vem das marcas que acreditam na nossa missão e na relevância do canal bar para seus modelos de negócios.
“Temos a honra de ter conosco algumas das maiores e melhores marcas em diversificar categorias, que enxergam o buteco como um canal de conexão real com os consumidores, em uma ocasião de consumo relevante e muito ligada ao dia-a-dia do brasileiro”, afirma Ana Eliza, coordenadora regional do concurso.
FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS PARTICIPANTES NO SITE OFICIAL NO LINK A SEGUIR
com informações e foto Comunic