Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

Para comemorar esta data, o Riopreto Shopping recebe uma programação especial com três eventos que promovem inclusão, diálogo e valorização das diferentes formas de expressão das crianças com autismo. 

Exposição “Cores que contam histórias” 

Inspirada no livro O Menino Azul e a Família Colorida, de Zilah Ramires Ferreira, a exposição Cores que Contam Histórias, realizada pelo GIS – Ginásio de Integração Sensorial de São José do Rio Preto, apresenta telas pintadas pelas crianças e jovens atendidos na clínica, com diferentes diagnósticos e características, não apenas o TEA, traduzindo suas percepções e emoções por meio da arte.

Essa diversidade é essencial para a construção de um mundo mais acessível e acolhedor, pois a inclusão começa justamente aí: reunindo vivências em prol de uma causa, o TEA.

A mostra, em cartaz até o dia 12 de abril, na Praça do Piano, em frente à loja Club Melissa, tem como objetivo dar visibilidade à arte como forma de expressão e promover um olhar mais empático e acolhedor para a neurodiversidade. 

A abertura será no dia 1 de abril, às 18h, com um coquetel exclusivo para pais, profissionais da saúde, educação e áreas afins.

O evento abrirá espaço para a troca de experiências sobre o autismo, fortalecendo o diálogo entre diferentes setores da sociedade. Além da exposição de telas, também haverá totens informativos para aprofundar o conhecimento sobre o TEA.

Autismo Sem Máscara

O evento internacional Autism Whiout Mask  chega no Riopreto Shopping pelas mãos de Gisele Albuquerque que é CEO da Clínica Singular, psicopedagoga, analista do comportamento, escritora, palestrante, especialista em desenvolvimento cognitivo e comportamental.

O projeto Autismo sem máscara tem como curadores Grazi Gadia e Marcio Amaral e embaixadora Suzana Gullo Mion e traz um acervo de retratos que resultam de encontros que chamamos de oficinas realizadas com mães de pessoas com autismo que tiveram seus rostos pintados por seus filhos e/ou filhas como se fosse uma tela.

Na edição de São José do Rio Preto, esta proposta foi implantada na exposição Um Olhar Singular com imagens da fotógrafa Carina Carvalho, aberta à visitação de 3 a 12 de abril, na Praça 2 de Eventos.  A abertura será no dia 2 de abril, às 19h, para convidados, famílias e imprensa.

Para ampliar o debate sobre o autismo, será realizada uma roda de conversa com as especialistas Gisele Alburquerque, a neurologista convidada Raquel Bastos e a curadora Grazi Gadia, que participará ao vivo dos Estados Unidos.

O encontro abordará a importância do conhecimento sobre o transtorno, inclusão e como apoiar as crianças e suas famílias no dia a dia. 

Encontro de Profissionais para Conscientização e Inclusão

No encerramento da programação, o Riopreto Shopping sedia um evento no dia 26 de abril, às 8h30, no Multiplex, para toda a comunidade, com o objetivo de promover uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva em relação ao Transtorno do Espectro Autista. 

O encontro contará com a participação de profissionais da saúde, que esclarecerão dúvidas e compartilharão informações valiosas sobre o TEA, de acordo com suas especialidades.  Este projeto é realizado pela jornalista e colunista Barbara Caran e pela publicitária Roseli Alcantara.

A manhã de aprendizado e troca de experiências terá início com um café da manhã, reforçando a importância da união entre famílias, profissionais e toda a sociedade na busca por mais inclusão e compreensão sobre o autismo. 

Com essas iniciativas, o Riopreto Shopping reafirma seu compromisso com a conscientização e inclusão, promovendo conhecimento e espaços de acolhimento para todas as famílias e profissionais envolvidos na causa do TEA.

com informações BoniPeixe Comunicação_fotosDivulgação_e_Giseli_Alessio