Quem passar pela Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, de 4 a 14 de abril, poderá viajar por recortes de espetáculos produzidos durante os 35 anos de história da Companhia Azul Celeste.
Entre eles estão as produções A Noite em que a menina de vestido azul celeste decidiu ser bailarina, A Ver Estrelas, Aquele que diz sim e aquele que não diz não, Cabine 2mx1mxR$0,50, Cem gramas de dentes, Mundomudo, Orpheu – o guardador de rebanhos, Território Banal, Miguilim Mutum, Marcelo, marmelo, martelo, Coração materno e o último trabalho do coletivo, Tudo a fazer.
A exposição fotográfica imprime cores, luz, movimento, expressões e detalhes por meio das lentes de fotógrafos como os saudosos Edson Baffi e Jorge Etecheber, além de Lenise Pinheiro, Paulo Brazyl, Lucas Hernandes, Luiz Aureo, Ricardo Boni, Vitão Natureza e Vivian Gradela.
Na abertura do evento, dia 4 de abril, durante um coquetel exclusivo para convidados, artistas e imprensa, a Companhia também lança a revista comemorativa dos 35 anos da Azul Celeste com textos e depoimentos que narram esta trajetória intensa, profunda e de resistência.
A revista tem contribuições de profissionais ligadas/os às artes cênicas, em nível nacional e conta com a participação dos mais importantes coletivos teatrais do país, como o Teatro Oficina Uzina Uzona, Teatro da Vertigem e Parlapatões, para citar apenas três.
A concepção da Revista Azul Celeste 35 é de Jorge Vermelho e a coordenação editorial de Alexandre Mate, pesquisador em artes.
Após o lançamento, a Revista Azul Celeste 35 estará disponível virtualmente no site www.companhiaazulceleste.com.br.
“Nossa identidade está intimamente ligada com a memória e seus registros. Um coletivo teatral, no interior do Brasil, chegar aos 35 anos de produção ininterrupta é também um feito histórico a ser registrado. Nesta revista conseguimos reunir 36 coletivos paulistas com mais de 30 anos e que, juntos, contam boa parte da história do teatro brasileiro.”, aponta Jorge Vermelho, Diretor Artístico da Azul Celeste.
Programação 2025
Depois de um ano de 2024 intenso de atividades culturais em comemoração aos seus 35 anos de trajetória artística e pesquisa no teatro, a Azul Celeste divulga neste domingo (30/03), às 18h, a programação 2025 do projeto Azul Celeste 35 – Ações continuadas em Artes e Cultura. Todas as atividades são viabilizadas pelo Edital Retomada – Grupos e Coletivos Artísticos, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão ligado ao Ministério da Cultura/Governo Federal.
“Ter recebido o fomento da Funarte para o ano de 2024 refletiu de forma determinante para que o coletivo desenvolve uma série de ações formativas gratuitas à comunidade, bem como para a manutenção do espaço da Companhia; desenvolvimento de mostra audiovisual e também o intercâmbio com outros seis coletivos artísticos, compartilhando suas obras em processo”, explica Jorge.
A programação está dividida em três eixos: Ações de Formação e Reflexão; Produção, Difusão e Formação de Público; e Manutenção do Espaço e do Coletivo. A agenda completa pode ser consultada no site www.companhiaazulceleste.com.br a partir do dia 30 de março.
Com informações BoniPeixe Comunicação_foto_Lenise-Pinheiro