Com apenas 11 anos, o judoca Samuel Mota, da Associação Matsumi, conquistou o título de campeão brasileiro de judô na categoria Sub-13, peso meio-leve. A vitória veio no último sábado (29), durante o Campeonato Brasileiro – Região V, realizado em Porto Alegre. O jovem atleta levou o nome de Rio Preto ao topo do pódio em um dos torneios mais importantes do calendário nacional.
Samuel foi o único representante rio-pretense na competição. Após se classificar com o segundo lugar na seletiva paulista — disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo — ele intensificou os treinos e chegou preparado para encarar a elite do judô da sua faixa etária.
“Foram três lutas muito difíceis. A chave tinha 14 atletas que são muito bons nos seus estados. A semifinal e a final foram bem puxadas, porque eu já conhecia os meninos e sabia que ia ser luta dura… e foi mesmo!”, contou Samuel, após a conquista.
A medalha de ouro no Brasileiro coroa uma temporada brilhante. Em 2024, Samuel já disputou 16 torneios e subiu ao pódio em todos: foram 14 títulos de campeão e duas medalhas de bronze, incluindo uma na tradicional Copa São Paulo. Nos campeonatos regionais, ele segue invicto.
O sensei Roberto Fuscaldo, treinador da Associação Matsumi, celebra o resultado e aposta alto no potencial do atleta. “É um menino disciplinado, focado e com uma mentalidade muito madura para a idade. O futuro dele no judô é muito promissor. Essa conquista só confirma o que já víamos nos treinos.”
Com o título nacional conquistado em Porto Alegre, Samuel reforça o protagonismo da nova geração do judô rio-pretense e inspira outros jovens atletas da cidade.
com informações e foto Assessiva Comunicação