Pela quarta vez a Bella Capri, franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na tradicional gastronomia italiana, recebeu da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o Selo de Excelência em Franchising na categoria Alimentação. Com 55 unidades, presentes em 30 cidades e em cinco estados, a rede integra a categoria Sênior, que reúne marcas a partir de 15 franqueados, 30 operações e cinco anos no mercado.
Além de ser uma chancela de sucesso legitimado, a honraria ratifica pontos fundamentais ligados à excelência e melhores práticas da franquia, reconhecidas diretamente por seus franqueados, como satisfação geral com a franqueadora, rentabilidade, suporte operacional, relacionamento da marca com o franqueado e satisfação em relação a marca.
“Receber o Selo de Excelência é uma resposta positiva do franqueado validando o sucesso nos processos e gestão da rede. Somos gratos também à ABF pelo reconhecimento da marca e pelo trabalho árduo no aprimoramento do franchising no Brasil”, afirma Guto Covizzi, diretor de expansão da Covizzi Franchising, que conta com algumas marcas em seu portifólio, como a rede de pizzarias Bella Capri.
Planos de expansão
Até o fim deste ano, a Bella Capri projeta alcançar 100 lojas comercializadas, com foco para os estados de São Paulo e Minas Gerais, e nas regiões Centro-Oeste e Sul.
Em São Paulo, destaque para a capital paulista. A Bella Capri inaugurou a primeira loja na cidade em janeiro, no bairro Ibirapuera. “Até o final de 2026, projetamos 20 operações e um faturamento de R$ 35 milhões apenas na capital”, diz Covizzi.
Já em Minas Gerais, a Bella Capri possui duas lojas, uma em Uberlândia e outra em Poços de Caldas, ambas com ótimo desempenho. “É um estado estratégico para o franchising, pois já possui um mercado de franquias consolidado e é o maior em quantidade de municípios”, comenta Covizzi.
No Centro-Oeste a Bella Capri conta com as lojas de Campo Grande (MS) e Três Lagoas (MS). Na região Sul, em Londrina (PR).
“O Sul do Brasil possui uma forte cultura gastronômica, influenciada pelas tradições italianas, o que contribui para a alta demanda por pizzas artesanais de qualidade. No Centro-Oeste, o mercado de pizzas tem crescido de forma acelerada, acompanhando o avanço econômico da região”, explica.
80 mil pizzas por mês
Fundada em 1998, em Mirassol (SP), a Bella Capri vende cerca de 80 mil pizzas por mês. A rede se destaca pela cozinha automatizada. Com um processo em três etapas, as pizzas ficam prontas em até 10 minutos.
A Bella Capri ainda possui app próprio. “Cerca de 70% das vendas são realizadas pelo app. No Brasil, somos a única pizzaria que tem a maior parte de seus pedidos feitos por um app próprio”, comenta Covizzi.
Além disso, a Bella Capri conta com a Mercanzia, um operador logístico da rede responsável por distribuir os insumos para as lojas e manufaturar alguns dos ingredientes utilizados nas pizzas.
A Bella Capri oferece dois modelos de negócios: o Agile, que envolve delivery e retirada (podem ter o drive thru), com investimento a partir de R$ 299 mil; e o Tradizione, para delivery, retirada e consumo no local, com investimento a partir de R$ 1.043.000,00 milhão.
Mercado pizzaiolo
De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas Brasil, o país produz mais de 3,8 milhões de pizzas por dia – o segundo que mais consome o alimento no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O estudo apontou que há aproximadamente 90 mil estabelecimentos de pizzas ativos no Brasil.
São Paulo é responsável pelo consumo de cerca de 870 mil pizzas por dia, sendo que 28% das pizzarias ficam em solo paulista, segundo a entidade.
Segundo um levantamento realizado pela ABF, em 2024, o faturamento do segmento de alimentação food service, no qual a Bella Capri participa, cresceu 16,1% em comparação com o do ano anterior, faturando R$ 46,8 bilhões.
Como se tornar um franqueado
Para ser um franqueado da Bella Capri, o investimento inicial é de R$ 299 mil. O prazo de retorno estimado é entre 24 e 33 meses. Outras informações podem ser acessadas pelo link https://franquia.bellacapri.com.br/
com informações e foto G Comunicação Estratégica