A Estevacine Filmes, do diretor Alexandre Estevanato, de São José do Rio Preto, lança, na próxima terça-feira (15), às 20h, no Sesc Rio Preto, o curta-metragem Espelho Meu, produção realizada com apoio da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).
Estrelado pela atriz Kika Kalache, Espelho Meu é inspirado em histórias reais sobre a jornada de tratamento do câncer de mama e seus desafios. Aproximando todos os setores da sociedade em um importante diálogo, a produção busca ampliar o acesso à informações sobre o câncer de mama, utilizando a arte e a cultura como ferramentas de sensibilização.
Desmistificando o câncer de mama, reduzindo tabus e estigmas associados à doença, o filme destaca a importância do diagnóstico precoce e busca estimular a prevenção primária através do incentivo ao acompanhamento médico regular.
O enredo de Espelho Meu acompanha Clarice em sua jornada de tratamento oncológico, que envolve sessões de quimioterapia, mastectomia integral de uma das mamas e todas as transformações físicas, emocionais e familiares vividas ao longo de dois anos.
Assim como no caso de tantas outras mulheres brasileiras, Clarice também precisa lidar com o abandono de Valter, seu marido (Sérgio Pardal), que decide pelo fim do casamento em meio a este momento tão sensível. Sua verdadeira fonte de apoio vem de sua filha, Amanda (Giovanna Rispoli), que permanece ao seu lado em todos os momentos.
Transitando entre alguns dos desafios mais relatados por mulheres brasileiras que vivem a jornada oncológica, a produção tem o propósito de inspirar, promover empatia, esperança e oferecer uma maior compreensão sobre os impactos reais da jornada de tratamento na qualidade de vida de nossas mulheres.
“O curta Espelho Meu ilustra com sensibilidade a importância do diagnóstico precoce, o impacto profundo que o câncer tem sobre a vida das mulheres e de suas famílias, e, principalmente, como a falta de apoio pode impactar diretamente na qualidade de vida e nas condições de tratamento das pacientes. Para nós, esta produção é uma ferramenta poderosa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e inspirar cada vez mais pessoas: tanto a realizar exames preventivos, como a oferecer suporte e acolhimento àqueles que estão passando por situações semelhantes”, destaca a Dra. Maira Caleffi, mastologista, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e presidente fundadora da Femama.
“Estamos muito orgulhosos em ter a parceria da Femama neste projeto tão significativo. Espelho Meu não é apenas um curta, mas uma forma de sensibilizar e educar o público sobre o câncer de mama. Através da narrativa íntima e realista da personagem de Kika Kalache, buscamos promover um maior entendimento e empatia em relação àqueles que convivem com a doença”, comenta o diretor rio-pretense.
Serviço
Lançamento do curta ‘Espelho Meu’, de Alexandre Estevanato
Dia 15/4 (terça-feira), às 20h
Sesc Rio Preto (Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1331)
Grátis
Mais informações no Instagram @estevacine e @femama.brasil
Com informações e fotos e imagens assessoria de imprensa da produção