Com o tema “Formação docente: cuidar de quem cuida”, a 3ª edição da Expoeducare terminou na última quinta-feira (10) reunindo cinco mil pessoas durante dois dias no Villa Conte, em São José do Rio Preto. Considerada a maior feira educacional do interior paulista, contou com mais de 10 palestrantes e 40 expositores, que apresentaram novas tecnologias e soluções metodológicas no processo de alfabetização. Os ingressos para as palestras se esgotaram semanas antes do evento.
A Expoeducare é promovida por diversos parceiros e conecta pessoas de diferentes estados brasileiros em prol da educação. O público foi formado por professores, gestores, secretários e lideranças da área da educação de mais de 350 municípios brasileiros. A Comissão Organizadora é assinada pela Suíte Marketing, Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Noroeste Paulista, Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista – Cinorp, Associação dos Municípios da Araraquarense – AMA, Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto – Acirp e Ferraz Eventos & Treinamento.
Os palestrantes desta 3ª edição, pela primeira vez em formato internacional, foram: o professor português António Nóvoa, Braúlio Bessa, Cláudia Costin, Nino Paixão, Eduardo Shinyashiki, Cléber Fabiano, Tom Ferreira e as fundadoras da SOS Educação, Taís Bento e Roberta Bento.
Segundo um dos organizadores da Expoeducare, Antônio Câmara, o evento discutiu o futuro da educação, apresentando inovações e soluções que facilitam o ensino em todas as etapas, desde a educação básica até o ensino superior. “Durante os dois dias de evento, promovemos e incentivamos o diálogo, a formação e a valorização dos profissionais de educação. Desta forma, fomentamos um ensino mais moderno, humanizado e tecnológico”, disse ele.
Os vencedores do “Prêmio Professores que Inspiram” foram: em 1º lugar Milton Perecin dos Santos (Votuporanga/SP), 2° lugar Tamiris Araujo da Silva (Mirassol/SP) e 3° Lugar Ana Paula Gonçalves Sanches (Três Fronteiras/SP). “Mais do que uma reflexão, a temática desta edição internacional se faz urgente e necessária diante da crescente sobrecarga emocional e profissional enfrentada pelos professores. Cuidar dos educadores é cuidar da qualidade da educação, pois um profissional valorizado, amparado e emocionalmente equilibrado impacta diretamente a aprendizagem dos alunos e a construção de uma escola mais acolhedora”, afirmou Marcelo Batista, que é o coordenador executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE), vice-presidente da Undime São Paulo Regionais/Interior e diretor de conteúdo da Expoeducare.
A Editora Brasil Cultural foi a patrocinadora master da Expoeducare 2025. A patrocinadora diamante foi a Cesc Cursos. A patrocinadora ouro foi a Saber e a patrocinadora prata foi a Altbit – Locação de Tecnologia. Os expositores foram: Editora Brasil Cultural, Editora Mundo Melhor, Coopedu, Moon Sea, Trilhar, Universitário Sistema Educacional, Griô, Inteligênios, Neurobrinq, CEL.LEP, Cdtech, Sênior Editora, Saber, Britannica Education, Netbil, Cesc, Soluções Moderna, Altbit, Consórcio CINORP, Barsa na Rede, Studio Plural, Ecotimber Kids, SESI, Desk Móveis, Brinca Comigo Brincadeiras, AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Editora Ike.
com informações Moura Comunicação_foto_Rodrigo-Pessoa