Em abril de 2025 a UFSCar realizará duas audiências públicas para dar continuidade ao processo de implantação do campus São José do Rio Preto. Nas reuniões, o GT-SJRP, grupo de trabalho responsável pela criação de um plano de implantação do campus, apresentará o trabalho realizado até o momento e uma proposta de cursos, desenvolvida a partir do diálogo com diferentes grupos focais.
A primeira audiência acontecerá na Câmara Municipal de Rio Preto, no dia 23 de abril às 14h e é aberta a toda a sociedade.
A segunda será realizada no Campus da UFSCar em São Carlos, na tarde do dia 25 de abril, e será transmitida pelo canal da universidade no Youtube.
Histórico
Desde dezembro de 2024, a UFSCar está desenvolvendo um trabalho participativo de planejamento da implantação de seu novo campus, no município de São José do Rio Preto, sob a coordenação de Danilo Giroldo, assessor especial da Reitoria. O GT-SJRP já realizou a caracterização do território, identificou alternativas locacionais para o funcionamento do campus, realizou reuniões com diferentes segmentos sociais do município e dialogou com os centros acadêmicos e entidades representativas da UFSCar. Essas ações compõem a primeira etapa do plano de trabalho aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni) em 13 de dezembro de 2024, que prevê a elaboração de um documento referência para a criação do campus. O trabalho realizado pelo GT-SJRP será a base para a produção da proposta, que deve ser discutida pelo ConsUni em maio de 2025.
“Contamos com a participação da sociedade na audiência pública que será realizada na Câmara Municipal no dia 23 de abril, às 14h. Temos uma grande expectativa em aprofundar o diálogo com o município e região, para que o novo campus represente demandas significativas da sociedade em consonância com as capacidades da UFSCar e os investimentos do Governo Federal”, ressalta Giroldo.
com informações UFSCar_foto_arquivo_SérgioSAMPAIO