A concessionária Ecovias Noroeste Paulista iniciará, na próxima segunda-feira (28), as obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), em trecho da região de São José do Rio Preto. Os trabalhos começarão no quilômetro 451+800m, pista sul (sentido interior-capital), em Mirassol.
Nesta fase inicial da obra, prevista para ocorrer entre o final de abril e o final de maio, serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas New Jersey, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, em ambos os sentidos da rodovia. Elas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central, como planejado e divulgado. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período.
Instaladas seguindo o canteiro central, as New Jersey têm como objetivo organizar o tráfego e aumentar a segurança para motoristas e trabalhadores da obra. Essas estruturas de concreto delimitam a área de intervenção, evitando invasões acidentais e reduzindo o risco de colisões com maquinário e o atropelamento de pessoas.
A Ecovias Noroeste Paulista divulgará, periodicamente, o cronograma e as interdições necessárias durante a execução dos trabalhos. O fechamento de faixas de tráfego ocorrerá no período diurno, de segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 16 horas. Em caso de trabalhos aos finais de semana, o fechamento ocorrerá das 7 às 17h. O cronograma está sujeito a alterações. Essas e outras informações, como as rotas alternativas, podem ser acompanhadas pelo perfil oficial da concessionária no Instagram: @ecoviasnoroeste.
Para minimizar impactos, a concessionária adotará medidas de sinalização e gerenciamento de tráfego para assegurar que o fluxo nas faixas não afetadas continue sem interrupções. Eventuais fechamentos temporários serão realizados de maneira controlada e comunicados previamente.
Orientações de segurança
-
Mantenha distância do veículo à frente e evite colisões traseiras.
-
Reduza a velocidade ao se aproximar da sinalização de obras.
-
Planeje sua viagem e consulte, diariamente, o cronograma de obras nos canais oficiais da concessionária.
Em razão da complexidade e dos riscos inerentes à execução de obras rodoviárias, é imprescindível que todos os profissionais de imprensa – em reportagens ou captação de imagens, seja no local dos trabalhos ou em seu entorno – utilizem, obrigatoriamente, os seguintes Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):
-
Capacete.
-
Colete refletivo.
-
Calçado fechado (tipo botina de segurança, preferencialmente).
Tais medidas visam garantir a segurança de todos os envolvidos, inclusive da imprensa, em locais com circulação de maquinário pesado, barreiras de concreto e interdições de faixas.
Outra dica de fundamental importância: quando em reportagem ou captação de imagem em rodovia NUNCA fique de costas para o fluxo de veículos.
Sobre as obras em São José do Rio Preto
O projeto da concessionária contempla a construção de 15,8 quilômetros de vias marginais em São José do Rio Preto, entre os quilômetros 436 e 444; em Cedral, na altura do 425, e em Mirassol, entre os quilômetros 446 e 448, além de 26,3 quilômetros de terceiras faixas, do 428 ao 436 e do 444 ao 452.
Entre as principais melhorias destaca-se a reformulação do trevo de entroncamento da Rodovia Washington Luís com a Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com a implantação de novas alças e viadutos de retorno. Também serão feitas melhorias nos acessos a São José do Rio Preto.
As terceiras faixas serão implantadas, em sua maioria, no canteiro central, a fim de evitar, ao máximo, as desapropriações em ambas as laterais. Elas abrangerão o trecho entre o quilômetro 428, em Cedral, e o 454, em Mirassol, nos dois sentidos da rodovia. Também estão previstas obras de recuperação do pavimento ao longo de todo o trecho concedido, seguindo o cronograma contratual firmado entre a concessionária e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
com informações e foto Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital