Os supermercados e hipermercado de Rio Preto poderão voltar a atender seus consumidores presencialmente a partir de segunda-feira (29) – a anunciou e o formado da liberação foi anunciada nesta sexta-feira (26) na live do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus.
Segundo Mirian Work, gerente da Vigilância Sanitária, os supermercados e hipermercados serão obrigados a funcionar das 6 da manhã até às 23 horas e se quiserem poderão funcionar 24 horas até o final do decreto do lockdown que tem validade até o dia 31 de março.
A capacidade é reduzida para 20% e fica expressamente proibida a entrada de mais de uma pessoa por família.
Fica ainda proibido:
- Aglomerações nas entradas.
- Qualquer acompanhante no interior do estabelecimento.
- Auto serviço (self-service) de produtos que requerem uso de utensílios de uso comum (pegadores).
- Disponibilização de alimento para degustação.
- Anúncios verbais dos produtos/alimentos, próximo aos alimentos expostos.
- Qualquer evento, propaganda e publicidade que estimulem a aglomeração de pessoas, incluindo a divulgação de promoção de produtos.
Delivery – os supermercados e hipermercados serão obrigados a manter o atendimento delivery e ter ele como primeira opção.
Sem atendimento ao público interno:
Por sua vez as Mercearias, Minimercados e Armazéns continuam proibidos de ter atendimento presencial dentro dos estabelecimentos, podendo somente atender por meio do delivery, drive thru ou take away com a retirada do produto na porta sem entrar no estabelecimento. Por sua vez o horário de funcionamento mantem-se das 6 manhã às 20 horas. Estes mesmos regramentos valem também para Padarias, Laticínios, Açougues, Quitandas ou bancas de frutas e ou verduras.
Por Sérgio SAMPAIO Jornal do Trabalhador