Foto: SMCS
A Secretaria de Saúde de Rio Preto disponibiliza a partir desta segunda-feira (29), um cadastro para que os idosos ainda não inseridos no cronograma de vacinação contra a Covid (60 a 68 anos) recebam as doses remanescentes. O cadastro está disponível no Portal da Prefeitura, na página da Saúde.
O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site, evitando aglomerações. Para preencher, basta acessar este link: https://www.riopreto.sp.gov.br/cadastrovacina/form_tb_pessoa_public/
“A medida foi tomada para evitar a perda da vacina, já que os frascos dos dois fabricantes disponíveis no Brasil possuem 10 doses com validade de oito horas no caso da vacina Coronavac e seis horas no caso da Astrazeneca”, salientou a gerente de Imunização, Michela Barcelos. No momento, as doses remanescentes estão sendo utilizadas em acamados.
Os cadastros recebidos serão enviados para as equipes de vacinação das Unidades de Saúde, que vão entrar em contato com os cadastrados, caso haja doses remanescentes no final do expediente. “O máximo de doses que cada Unidade poderá disponibilizar é de nove, caso apenas uma dose do frasco aberto tenha sido utilizada”, alerta Michela.
Preenchimento – É importante que os dados cadastrais sejam preenchidos corretamente, visto que o cadastro será direcionado à unidade de saúde que abrange o bairro do usuário, buscando facilitar o acesso. Além disso, o usuário deverá comprovar se preenche o critério de idade para receber a dose.
Contato – Cada usuário cadastrado será contatado pelo telefone no máximo três vezes. Os idosos convocados para receber a dose remanescente também serão orientados a procurar a Unidade em determinado tempo, para que não haja perda da dose. “Por isso, é importante que o idoso verifique se é possível chegar à Unidade no tempo solicitado antes de confirmar o interesse pela vacina”, reforça Michela Barcelos.
Nota Técnica – Com a abertura do cadastro, a Secretaria segue nota técnica emitida pelo governo estadual, que orienta essa medida “ao final do expediente e considerando a necessidade de otimizar doses ainda disponíveis em frascos abertos, a fim de evitar perdas técnicas, direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19”.
Cronograma – “É importante ressaltar que todos os idosos serão vacinados dentro do cronograma do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, sendo essa uma estratégia para o aproveitamento integral das doses”, finaliza a gerente de Imunização.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS