O Bosque de Rio Preto registrou o nascimento de mais duas filhotes, fêmeas, de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). É a segunda cria da espécie, nascida no Bosque, em pouco mais de um ano.
Em 2020, no mês de julho, o Zoológico já havia registrado o nascimento de outras duas fêmeas que, como agora, são resultado de cruzamento e parto natural. A cria do ano passado e também deste ano, são do casal de lobos da espécie que vivem no local: o macho Pluto, de 9 anos e a fêmea Vitória, de 5 anos.
As lobinhas desta nova cria nasceram no dia 08 de agosto, pesando 306 e 385 gramas, cada uma. Apresentam boa saúde e estão tendo desenvolvimento rápido. Com pouco mais de um mês de vida, já estão começando a se alimentar como os pais, com frutas; em breve passarão a receber também carne, o que faz parte da dieta onívora da espécie, além de seguirem mamando. O peso de ambas foi aferido nesta quinta-feira, 16/09 e está em 1800g, cada. A mamãe loba, também está bem.
Como a gestação do Lobo-guará é de 63 dias, a concepção das lobinhas nas duas crias, ocorreram já no período da quarentena, época em que o Bosque se manteve fechado para o público. A reabertura do espaço para visitação está prevista para o próximo mês de outubro.
As duas lobas-guará nascidas no Bosque no ano passado foram encaminhadas para centros de conservação da espécie, uma para o Bioparque do Rio de Janeiro e outra para o Zoo de Gramado, no Rio Grande do Sul. O destino das duas lobinhas que nasceram em agosto último deverá ser o mesmo, o encaminhamento para instituições de conservação parceiras.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS