A Cia. Dual, de São Paulo, faz apresentações no Sesc Rio Preto nesta sexta-feira (3) e no sábado (4) ambas as 21 horas, o público vai poder conferir a versão para palco do mais novo espetáculo chamado “Linha Vermelha”.
O elenco conta com a participação do artista de Rio Preto Vinicius Francês, ele interpreta o papel de um dos guardas da corte real portuguesa. Esta viagem até o século 18 faz ligações com o século 21, na qual também mistura técnicas de dança, teatro e circo, onde quatro artistas contracenam com cordas vermelhas, inspirados na estética das óperas.
“A linha vermelha aparece o tempo todo como uma ligação entre os séculos. A grande questão é: a construção do imaginário racista neste país, inclusive dentro do campo das artes, é um projeto que se mantém em curso e que insiste em invisibilizar, deslegitimar e apagar a presença de artistas pretos como protagonistas da cena artística nacional”, salientou Mônica Augusto, atriz que divide a direção com o coreógrafo Ivan Bernardelli.
A presença e protagonismo de artistas negras nas óperas e no teatro no século 18 é uma das motivações da nova criação. “O fato de geralmente não conhecermos suas histórias está relacionado com o racismo estrutural e com a permanência de questões étnicas, raciais e de gênero que desde o Brasil colonial persistem em nossa realidade”, pontua Bernardelli.
Apesar da seriedade do tema, tem vez para risadas. As personagens usam grandes perucas e roupas exageradas, que satirizam figuras da elite colonial brasileira e há também uma abordagem lúdica de conteúdos históricos para plateias de várias faixas etárias.
A temporada em Rio Preto é uma realização do Sesc Rio Preto e Sesc SP. O projeto recebeu apoio financeiro do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via edital PROAC LAB e está em circulação por cidades do Estado de São Paulo.
“Linha Vermelha” chega à etapa final de sua circulação por cidades paulistas, eles já passaram por Bauru, Santos, Cubatão, São José dos Campos, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, São Paulo, Osasco e depois de Rio Preto, realiza sua apresentação final em Carapicuíba no dia 13 de dezembro. Todas as informações atualizadas sobre horários e locais são publicadas no Instagram da Cia. Dual: https://www.instagram.com/ciadual.com.br/
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Fonte: SESC Rio Preto