Em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a AB Triângulo do Sol está apoiando a campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da hanseníase. Até o próximo dia 31 de janeiro, os painéis eletrônicos existentes nas rodovias exibirão a mensagem “Todos contra a hanseníase / Manchas na pele: procure um médico”.

Para impactar o maior número de pessoas possível, a AB Triângulo do Sol também divulgará a campanha no LinkedIn, pelo perfil da AB Concessões, e através da comunicação interna, envolvendo todos os seus colaboradores. E o prédio onde fica a sede e o Centro de Controle Operacional (CCO), em Matão/SP, receberá iluminação na cor roxa.

Considerada a doença mais antiga da humanidade, a hanseníase tem cura, mas ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) revelam que o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da doença, ficando atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil novos casos nos vários estados brasileiros.

Sintomas e diagnóstico – A hanseníase pode se manifestar com manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e ao calor, além de sensações de dormência, formigamentos ou fisgadas nas áreas afetadas.

“O diagnóstico é clínico e o médico pode pedir exames complementares. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas incapacitantes e irreversíveis. A prevenção contra a doença é a informação, para que o doente procure atendimento médico – isso ajuda no controle da transmissão do bacilo”, ressalta Claudio Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.

Para mais informações sobre a hanseníase, acesse:  http://www.sbhansenologia.org.br/

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: AB Triangulo do Sol

Deixe um comentário