Em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a AB Triângulo do Sol está apoiando a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Desde a última sexta-feira, dia 21, os painéis eletrônicos existentes nas rodovias estão exibindo a seguinte mensagem para os usuários: “Trabalho escravo é crime! Denuncie! Disque 100”. A ação de conscientização acontece até 31 de janeiro.
De acordo com a Artesp, com informações do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) – órgão vinculado à SJC, entre os anos 2019 e 2021, foram registradas 40 denúncias no estado de São Paulo e, consequentemente, o resgate de 206 vítimas de trabalho escravo.
28 de janeiro – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, foi criado em 2009 para homenagear os três auditores fiscais do trabalho assassinados neste dia, no ano 2004, durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí/MG, episódio que ficou conhecido como ‘Chacina de Unaí’.
Além de fazer memória a esses profissionais, a Semana amplia a temática, ajudando a incluir na agenda da sociedade e dos órgãos públicos a pauta do combate ao trabalho escravo, visando à sua eliminação completa.
Resultados – Ainda de acordo com a Artesp, entre 1995 e 2020, mais de 55 mil pessoas foram libertadas de condições de trabalho análogas à escravidão no Brasil, segundo o Radar da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia. As trabalhadoras e os trabalhadores libertados são, em sua maioria, migrantes internos ou externos, que deixaram suas casas para a região de expansão agropecuária ou para grandes centros urbanos, em busca de novas oportunidades ou atraídos por falsas promessas.
Canais de denúncia
- Site da SJC: https://justica.sp.gov.br/index.php/contato/denuncia-online/
- Telefones da ouvidoria: (11) 3291-2621 / 3291-2624, de segunda à sexta, das 10h00 às 17h00
- E-mail da ouvidoria: ouvidoria@justica.sp.gov.br
- Presencial: de segunda à sexta, das 10h00 às 17h00, no Pátio do Colégio, nº 148 / 184, centro, São Paulo
A identidade do denunciante é preservada.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Fonte: AB Triangulo do Sol