O Centro de Convivência da Juventude inicia o mês de fevereiro com novidades aos jovens com idade entre 12 e 29 anos, serão implantadas duas novas oficinas com execução imediata, a de Podcast, com os oficineiros do serviço ofertado pela Secretaria de Assistência Social, e a de Literatura Negra Brasileira, com o escritor Ivan Reis.

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, com conteúdo variado, normalmente com o propósito de transmitir informações (são textos para ouvir).

“A ideia é trazer cada vez mais essas tendências e temáticas importantes para o cotidiano dos jovens, para despertar o interesse e incentivar a participação em todas as nossas ações, com isso fortalecendo os vínculos com os demais integrantes do grupo e com a equipe técnica”, salientou a titular da Assistência Social Helena Marangoni.

O objetivo da oficina de Podcast é trabalhar a inclusão dos jovens, como forma de estimular suas expressões e a maneira de se comunicar.

As atividades serão divididas em duas etapas: a primeira será um período de estudo, pesquisa e construção do cenário, roteiro e das temáticas que serão abordadas, tudo realizado pelos jovens. Na segunda fase acontecerá a execução do processo, ou seja, será o momento de colocar em prática todo o conteúdo estudado para a realização do podcast.

As aulas acontecerão ao longo do ano de forma presencial no Centro de Convivência da Juventude, na Rua Antônio de Godoy, 3245 – Centro, toda quarta-feira das 14h00 às 16h00 e de sexta-feira das 15h00 às 17h00.

Literatura Negra Brasileira – Pensada e executada pelo escritor, ativista literário e pesquisador de literatura negra Ivan Reis, a oficina de Literatura Negra Brasileira é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc 2021, para realizar atividades de literatura com adolescentes e jovens, como forma de incentivo à leitura e à escrita, bem como abordar o protagonismo na literatura.

A oficina vai abordar a vida e obra de Carolina Maria de Jesus – Quarto de Despejo, e de Carlos de Assumpção – Protesto. Será realizada de maneira remota por plataforma on-line e transmitida no YouTube, pelo canal Letras Negras, todas as terças-feiras de fevereiro, das 18h30 às 19h30.

Ao final, os jovens serão instruídos para a elaboração de um livreto a partir das suas próprias produções textuais, com influência das obras apresentadas inicialmente.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário