Foto: Sindalquim

Por Sérgio Sampaio

O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicos e Farmacêuticos) finalizou a assinatura de todos os acordos coletivos do Etanol nesta semana.

Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do Sindalquim, as negociações foram muito difíceis, pois em todas as tratativas foi necessário buscar uma solução pelo fim da obrigatoriedade do pagamento da hora In Itinere que foi imposta pela nova lei trabalhista (13.467/17).

A batalha foi tensa, mas no final junto os trabalhadores foi conquista a criação do pagamento de uma nova verba que vem para substituir a hora In Itinere – o percentual essa nova verba ficou em torno de 82% do que era pago anteriormente. “Foi muito difícil conquistar isso, pois com a nova lei as empresas não são mais obrigadas a pagar. Conquistamos esse percentual e tentamos buscar benefícios em outros pontos do acordo como tíquete alimentação ou até mesmo percentual de reajuste dos salários”, salientou Alves Filho.

Os reajustes devem ser pagos a partir do próximo pagamento – a cartilha que vai conter os acordos individuais por empresas e grupos deve ser confeccionadas e entregues até o final do mês de julho.

“Teremos que alterar as redações dos acordos para encaixar os termos de nova verba que vai substituir a hora In Itinere”, finalizou o presidente.

Deixe um comentário