A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, por meio da plataforma ‘Municípios em Rede’ e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, realiza nesta quinta-feira, dia 28 em Rio Preto o Seminário Regional: “Fortalecimento da Cooperação Estado-Municípios”, promovendo o debate sobre os avanços e desafios das ações de enfrentamento aos impactos da pandemia relativo à Política de Equidade Racial, implementada pelo Estado e compartilhada com os municípios.
O Seminário objetiva debater de forma participativa as propostas dos programas do Estado, sob a perspectiva local e regional.
A atividade (das 8h00 às 16h00) é gratuita e destinada a servidores e conselheiros municipais com atividades relacionadas à Política de Equidade Racial. Será no Hotel Nacional de Rio Preto, à Rua Carlos Ibanez 35, Rio Preto.
A iniciativa integra o ciclo de Seminários Regionais promovidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, por meio da plataforma ‘Municípios em Rede’ e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
O encontro em questão teve o propósito de dialogar sobre ações de enfrentamento de forma participativa e os avanços e as dificuldades no período de pandemia, sob a perspectiva local e regional.
Confirmaram presença no evento representantes do Conselho Afro, da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, da Câmara Municipal e do Movimento Negro de Rio Preto.
Centro de Equidade Racial – Em março de 2021, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Centro de Equidade Racial, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, reunindo representantes de todas as secretarias de Estado que tem como objetivo planejar, coordenar, articular e implementar programas e ações de políticas públicas, a fim de promover a equidade racial no Estado de São Paulo.
Diferença entre Igualdade e Equidade – A igualdade significa dar às mesmas oportunidades às pessoas. Já a equidade é adaptar as oportunidades tornando-as justas para pessoas em diferentes níveis de acesso.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Fonte: SMCS