De 9 a 17 de julho, o Sesc São Paulo realiza a quinta edição do FestA! – Festival de Aprender em todas as suas unidades do Estado, com o objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo, e reforçar à população que o Sesc é um lugar de aprender. Com mais de 350 atividades, a programação gratuita – que tem a pluralidade como uma característica marcante – retorna ao formato presencial depois de dois anos.  

 São cursos, oficinas, demonstrações, bate-papos e vivências para todas as idades, com foco em artes gráficas e têxteis, audiovisual, criação de jogos, realidade virtual, HQ, tecnologias digitais, sociais, ancestrais e sustentáveis, proporcionando o contato do público com técnicas construtivas, fotografia, gravura, desenho, modelagem, artesanato, marcenaria, fabricação digital e eletrônica criativa. 

 Em Rio Preto, o Festival traz duas exposições com o artista multimídia Jeff Telles, além de oficinas de figurino e caracterização de personagens com o figurinista Sam Maker, fotografia de palco com o profissional Ruy Barbosa Junior, máscaras e vídeo mapping com o artista Paulo Brazyl, teatro de sombras, construção de máquina de fumaça e fantoches com os educadores do espaço de tecnologias e artes do Sesc Rio Preto, além de construção de um teatro lambe lambe e apresentação de espetáculo utilizando a técnica, com as arte-educadoras Laura Barbeiro e Fernanda Missiaggia.  

 Como faz desde a sua criação, o FestA! – Festival de Aprender promove a troca e a ampliação de experiências e conhecimentos em artes e tecnologias entre públicos, educadores, artesãos e artistas. Ao participar ou se inscrever em uma das ações, o público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades.  

 Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “atividades de experimentação nas artes são fundamentais para facilitar a aproximação de variados públicos ao universo artístico, permitindo criar momentos de lazer e aprendizagem. A rede de unidades do Sesc constitui, neste sentido, um privilegiado sistema para o oferecimento de cursos e oficinas em artes e tecnologias, favorecendo não apenas o acesso do público, mas a apresentação e circulação de distintos profissionais do ensino das artes, em ações marcadas pela cooperação e compartilhamento de saberes”. 

As atividades são gratuitas e parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertas desde o último dia 6) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em:  https://www.sescsp.org.br/festa 

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Sesc Rio Preto

Deixe um comentário