As mulheres de Rio Preto abraçaram o programa estadual Mulheres de Peito, que funcionou com a capacidade máxima desde sua chegada à cidade no último dia 12, para realizar mamografias gratuitamente. Todas as senhas distribuídas geraram a realização de exames de segunda a sábado. No total, já foram 300 exames concluídos.
O procedimento está sendo realizado em consultório montado dentro de uma carreta, que está estacionada na Praça Dom José Marcondes, no Calçadão de Rio Preto. A capacidade do serviço é de 50 exames de segunda à sexta-feira e aos sábados, 25 mamografias.
Os atendimentos são realizados no mesmo dia em que a paciente retira a senha – das 8h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira e, aos sábados, entre 8h00 e 12h00. O objetivo do programa é normalizar a fila de exames entre as rio-pretense com mais de 35 anos. A retirada de senhas ocorrerá apenas até a manhã do próximo sábado, dia 23, quando a carreta deixará a cidade.
Aquelas pacientes que tiverem até 49 anos devem comparecer munidas do pedido do médico do SUS, do cartão SUS e do RG. As que tiverem entre 50 e 69 anos precisam apresentar apenas o RG e o cartão SUS. Já as que tiverem 70 anos ou mais devem estar munidas do pedido médico do SUS, cartão SUS e RG.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS