O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) promove de sexta-feira, dia 22 até o domingo, dia 24, uma verdadeira maratona oferecendo 12 espetáculos com opções para públicos de todas as idades, sendo seis gratuitos.

Ao todo, serão realizadas 23 sessões espalhadas por diferentes regiões da cidade, dessas, 13 com entrada franca. As atrações ocupam teatros, ruas e espaços alternativos.

Palco das peças voltadas para as crianças, o Teatro do Sesi recebe na sexta o musical Piquenique, coprodução do Teatro Independente e do Pequeno Teatro (Rio de Janeiro/RJ), e, no domingo, a peça Dom Quixote, da Cia. Um de Teatro (São Paulo/SP). Ambas fazem sessões duplas, 15h00 e 19h00. A entrada é gratuita e a retirada de ingresso é exclusivamente no local uma hora antes do início.

Entre os espetáculos ao ar livre, há atrações para toda a família. [Histórias Encaixotadas] teatro lambe-lambe, da Varanda Teatro (São José do Rio Preto/SP), fará sessões no sábado, 15h00, no Parque Ecológico Dr. Joaquim de Paula Ribeiro (Zona Norte); e domingo, 11h00, Bosque Municipal.Também de rua, há montagens que refletem acerca de questões atuais como Azar do Valdemar, da Cia. dos Inventivos (SP), em que uma trupe de artistas mambembes conta a história do desaparecimento de Valdemar e, com o público, tenta recriar a sua trajetória; e Salto no Vazio – Si-Pó, do coletivo CorpoContemporaneo21 (Manaus/AM), ação performática que trata das relações, inquietações, sentimentos e afetações dos corpos no e com os espaços naturais e urbanos, ou a ausência delas. A primeira faz sessão no sábado, 20h00, na Praça Santa Apolônia (Distrito de Engenheiro Schmitt). A segunda será apresentada no domingo, a partir das 22h30, no Graneleiro, Complexo Swift. Graneleiro e ações formativas – Já nas noites de sexta a domingo, o Ponto de Encontro do festival, o Graneleiro, será palco de 17 atrações gratuitas, entre projetos audiovisuais, performances, shows e apresentações de DJs e VJs.Entre os pontos altos está o show da vencedora do Grammy Latino na categoria Pop Brasileiro Contemporâneo Tulipa Ruiz (SP), no sábado. A cantora revisitará sua carreira acompanhada do power trio Pipoco das Galáxias em um show no sábado. As performances também estão entre os destaques, trabalhos Looping: Bahia overdub, da 7Oito Produções (Salvador/BA), na sexta; e Manifesto de uma mulher de teatro, atuado por Tânia Farias (Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, Porto Alegre/RS), sábado.No campo das ações formativas, o público poderá acompanhar oito atividades de sexta a segunda. São intercâmbios, encontros, mesa, roda de conversa e encontro entrevista, com acesso gratuito em diferentes locais, sem necessidade de reservar ingresso.Retirada de ingressos gratuitos – Os ingressos gratuitos para os espetáculos infantis Piquenique, Dom Quixote, Ombela – A origem das chuvas e Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus e Vermelhinhos, que serão apresentados no Teatro do Sesi dentro da programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), estarão disponíveis apenas no local de apresentação para retirada uma hora antes do espetáculo. O mesmo vale para a ópera Pagliacci, no Teatro Municipal Paulo Moura. Já os ingressos ainda disponíveis para os espetáculos nacionais estão à venda exclusivamente nas unidades do Sesc e na bilheteria do Graneleiro no Complexo Swift de Educação e Cultura. Na Swift, a venda de ingressos é das 19h00 às 21h30, com exceção dos dias 26 e 27 de julho que vai até às 22h30.

Serviço:FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETODe 21 a 30 de julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil.Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo.Programação completa no site fitriopreto.com.br.Mais informações e materiais: https://www.fitriopreto.com.br/

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário