Os pneus reformados estão distribuídos por toda a malha rodoviária brasileira, o produto é estratégia de economia e desempenho para muitas transportadoras e frotistas do país. De acordo com a ABR (Associação Brasileira de Reforma de Pneus), dois terços dos pneus de linha são reparados, isso representa cerca de 7 milhões de pneus de ônibus e caminhões do Brasil, e proporciona ao setor de transportes uma economia que gira em torno de R$ 5,6 bilhões por ano.

O pneu é um dos ítens fundamentais de qualquer veículo automotor. Ele é responsável por suportar toda a carroceria e estrutura de motorização, toda sua carga faz contato com o solo. Ele também transforma a força do motor em tração, além de ser responsável pela estabilidade do veículo e pela eficiência da frenagem.

Para a obtenção de um bom pneu reformado são necessários insumos e produtos de qualidade, que sintetizam um material final exitoso. A escolha da borracha, o principal material de um pneu, pode interferir bruscamente no desempenho da quilometragem rodada de um reformado. “O que determina e diferencia a qualidade do produto final é a durabilidade da banda de rodagem, os compostos e tecnologia aplicada”, salientou Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec.

No processo da recapagem, todo o material da banda de rodagem (nervura central – sulcos – ombros) do pneu é alterado ou transformado para a conclusão da reforma.

Componentes presentes e reutilizados na borracha – Latex, Sílica, Nego de Fumo e Óleo aromatizante são alguns dos componentes usados para o desenvolvimento de banda de rodagem dos pneus reformados. No processo de reforma, há variação com relação a quantidade desses produtos, e o que determina essa necessidade é a medida do pneu, marca, escolha do desenho e a aplicação que o cliente necessita para sua operação.

A NSA Pneutec, empresa reformadora de pneus, realiza reformas no processo Pré Moldado ou Matriz Setorial (Hotcap), o que determina qual o processo ideal é a condição da carcaça oferecida. Cada reforma é única. Cada segmento necessita de medidas, modelos, aplicação de desenhos com profundidades e pesos diferentes. O pneu usado passa por diversos setores da fábrica para fazer a restauração e receber vida nova. A troca da banda é apenas uma etapa para se reformar o pneu. Uma das etapas mais importantes é a de raspagem. Esse setor é responsável pela remoção do resíduo da borracha antiga para aplicação de uma banda nova.

“O resíduo de borracha que sobra é tratado pela NSA com muito cuidado, todo o material é aspirado e colocado em recipiente apropriado, depois é enviado para empresas especializadas e credenciadas pelo Cetesb e Ibama”, comenta Claro.

Além da vantagem econômica, outro fator muito relevante para o crescimento de pneus reformados no Brasil é o alto índice de descarte de carcaças de pneus no meio ambiente, ocasionado pela baixa quilometragem rodada devido ao  desempenho do produto.

Sobre a NSA Pneutec – Fundada em 1951, a NSA Pneutec é uma empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus novos, sendo a mais antiga reformadora em operação no Brasil, com 70 anos de experiência.

Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados, www.nsapneutec.com.br .

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Agência Contatto

 

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