A Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, abre nesta quinta-feira, dia 10, as inscrições para a 20ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC). Podem se inscrever companhias, produtoras, grupos e artistas independentes de todo o Brasil.  O evento será realizado no período de 21 a 30 de janeiro de 2023.

Nesta edição, que comemora os 20 anos do JBC, haverá uma expansão da programação, dos locais de apresentações, bem como das categorias participantes.

Inscrições – As inscrições on-line são gratuitas e estarão disponíveis a partir das 15 horas desta quinta e seguem até o dia 5 de dezembro, pelo link www.riopreto.sp.gov.br/2023jbc .

Podem ser feitas até três inscrições, nas categorias Mostra Nacional, Cabaret do Riso e Exposição Itinerante. Cada espetáculo selecionado para a Mostra Nacional deverá oferecer um workshop gratuito, com duração de 3 horas, com temática voltada ao gênero da comédia.

Podem se inscrever companhias, produtoras, grupos e artistas independentes. Todos os integrantes devem apresentar registro profissional junto às entidades regulamentadoras de cada categoria.

Categorias – A edição que marca os 20 anos do Janeiro Brasileiro da Comédia vem com uma proposta inovadora, que é a de levar espetáculos para as 10 regiões da cidade (Bosque, Central, CEU, Cidade da Criança, HB, Pinheirinho, Represa, Schmitt, Talhado e Vila Toninho), em sintonia com o conceito de gestão descentralizada e desenvolvimento regionalizado.

Desta forma, o JBC, caminhando alinhado a esta política pública, levará os espetáculos para diferentes pontos da cidade, criando acesso à cultura e oportunizando a fruição das artes.

Outra novidade é a introdução de novas categorias e atrações, além da Mostra Nacional, haverá o Cabaret do Riso; workshops, oficinas e debates; uma exposição fotográfica itinerante e painel crítico.

Mostra e Cabaret – A Mostra Nacional reunirá espetáculos do gênero cômico, para rua ou para espaços alternativos. Será composta de até 10 espetáculos selecionados e/ou convidados pela Comissão Organizadora do JBC 2023. Os espetáculos inscritos para a Mostra Nacional devem ter possibilidade de apresentação em ruas e praças e/ou adaptáveis a espaços alternativos.

O Cabaret do Riso trará números, stand ups, micropeças, performances, etc, para o espaço noturno do festival (Ponto de Encontro do JBC). Nesta modalidade as propostas inscritas devem ter no mínimo 15 minutos e no máximo, 30 minutos de duração.

Workshops e Exposição – Já os workshops e oficinas serão ações formativas realizadas pelos grupos selecionados ou convidadas pela Comissão Organizadora para os artistas locais, participantes do JBC ou público em geral.

Os debates que já são tradição do evento consistem em rodas de conversa entre artistas, técnicos, público e mediadores convidados pela Comissão Organizadora, ocorrendo sempre após a apresentação dos espetáculos da Mostra Nacional.

A Exposição fotográfica itinerante é outra novidade da edição de 20 anos e terá temática do gênero cômico nas artes cênicas. A exposição deve ser de fácil montagem e desmontagem para percorrer os 10 espaços do JBC 2023.

Assim como o FIT (Festival Internacional de Teatro), o JBC passará a contar com o Painel Crítico. Trata-se do exercício de escrita crítica, coordenado por profissional convidado pela Comissão Organizadora e com participação de interessados mediante inscrição prévia e seleção. Os exercícios críticos serão publicados no site do JBC 2023.

Comissão de Seleção – A Secretaria de Cultura, em diálogo com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, nomeará a Comissão de Seleção composta por profissionais da área das artes cênicas para selecionar, dentre os trabalhos inscritos, aqueles que participarão do JBC, bem como convidar espetáculos que possam integrar a programação, sem a obrigatoriedade de justificar publicamente a sua decisão. O número de espetáculos selecionados e a composição da programação atenderão critérios artísticos e financeiros do evento.

O Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003, para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2023, completa 20 anos de história e 20 edições.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário