Ao completar vinte anos de fundação, a faculdade FACERES celebra a formatura da Turma X do curso de medicina.

Aproximadamente 600 médicos formados pela faculdade desde a primeira turma, ingressaram no mercado de trabalho e mais de 80% dos egressos estão fazendo residência médica reconhecidas pelo MEC ou já concluíram este ciclo.

Humanização da profissão e um forte enfoque prático são características da matriz curricular da faculdade FACERES, totalmente dedicada ao seu único curso: medicina. São utilizadas diversas metodologias ativas de aprendizagem, sendo as principais o PBL (Problem Based Learning) e o TBL (Team-Based Learning).

A tecnologia é integrada ao processo de humanização. A FACERES possui um dos maiores centros de treinamento de habilidades médicas e simulação realística do país. São 25 laboratórios com equipamentos e tecnologias de ensino-aprendizagem de última geração, tais como: simuladores de alta fidelidade, robôs, mesas anatômicas digitais, teleconferências e bancos de dados.

A FACERES é a única faculdade do Brasil que inclui na matriz curricular certificações da Associação Americana de Cardiologia (ACLS, BLS, EP e PALS) e do Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS e TEAMS). A faculdade também faz parte da rede universitária ERASMUS PLUS, o maior programa de intercâmbio UNIVERSITÁRIO da Europa, que conecta a FACERES a mais de 4.000 centros universitários em todo o mundo.

“Desde o primeiro semestre do curso, os alunos participam de atividades e atendimentos na rede pública de saúde dentro de unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e do Centro de Medicina Geral de Família e Comunidade. Com essa forma de experiência, o acadêmico se torna um médico generalista, apto a resolver 80% dos problemas dos pacientes, diminuindo assim as filas de espera por atendimento”, salientou o médico Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade de medicina FACERES.

O médico Gabriel Dumbra, formado na Turma II, terminou a residência e hoje faz parte do quadro de docentes da faculdade como professor em simulação em ginecologia e obstetrícia. “É uma honra voltar para a FACERES como professor. Compartilhar com os alunos tudo o que aprendi nessa faculdade é muito gratificante. O contato diário com os alunos impulsiona a me aprimorar cada vez mais. É estimulante trabalhar na faculdade em que me formei.”

Para o formando Lindolpho Dezan, formar-se em medicina é concretizar um sonho. “Ser médico sempre foi um sonho de criança. Ter a oportunidade de realizar esse sonho, junto com pessoas tão especiais, gera em mim muita alegria e gratidão. Tenho orgulho de fazer parte dos alunos da décima turma da FACERES!”

“Temos a plena convicção de que formamos excelentes médicos humanizados e generalistas, aquilo que a comunidade mais precisa. Mantemos contato com nossos egressos, o que possibilita o acompanhamento, o mapeamento e a construção de indicadores, a partir das informações colhidas, para uma discussão em termos da efetiva qualidade do curso de medicina e da repercussão no mercado e na sociedade”, destaca Toufic.

A colação de grau da Turma X acontecerá na próxima quinta-feira, dia 15 no Villa Conte. A missa em Ação de Graças está marcada para o dia 14, na Basílica, e o baile de formatura será dia 17, no Villa Conte.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações MPCOM

Deixe um comentário