Impulsionado pelas altas nos setores de Companhias Aéreas (14%), Supermercado (10%), Automóveis e Veículos (9%), Lojas de Artigos Diversos (7%) e Combustíveis (7%), o consumo das classes C e D em São Paulo aumentou 12,5% em outubro ante setembro deste ano, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech focada em empoderamento econômico. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D. No Brasil, a alta foi de 6% em outubro, se comparado a setembro deste ano.
De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, salientou a executiva.
Segundo a pesquisa, no Brasil, a região Sudeste registrou um aumento de 3,5% no consumo e a região Norte, de 8,5%. Contudo, houve queda no Centro Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).
Os setores que se destacaram com as altas mais significativas no país foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%). Já os que mais tiveram quedas no consumo foram de Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%).
Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento nos setores de Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%). Contudo, caiu a média de gastos com Serviços (-7%), Companhias Aéreas (-5%), Telecomunicações (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%).
O levantamento mostrou que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%).
Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.
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Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações