A Secretaria Municipal da Fazenda de Rio Preto, iniciou a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2023). Os documentos, cerca de 237.897 carnês, deverão ser entregues aos contribuintes até o dia 10 de março.
Neste ano, os contribuintes receberão os carnês via correios, mas também já podem acessar os carnês através da página da Prefeitura de Rio Preto na internet, informando o número do cadastro imobiliário através do link: https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/semfaz/empro_iptu_2via.php
“Nossa expectativa é de que sejam arrecadados quase R$ 272 milhões, ou seja, um crescimento de 11,55% em relação a 2022. No ano passado, o município arrecadou R$ 243.709.496,50 com o pagamento deste imposto”, salientou o secretário da Fazenda, José Martinho Ravazzi Neto.
O vencimento do IPTU/2023 de Rio Preto começa somente em 15 de março para o pagamento à vista, em cota única com desconto de 5%, ou parcelado em 10 vezes sem desconto com a primeira parcela também para a mesma data.
De acordo com a Planta Genérica de Valores (PGV) do IPTU para o exercício de 2023 aprovada pelo Legislativo no ano passado, foram feitas adequações em várias áreas da cidade. A medida trouxe inclusive redução da base de cálculo de áreas que foram classificadas como de especial interesse ambiental, assim como as áreas que possuem servidão de passagem do sistema elétrico, as chamadas áreas verdes. De maneira geral, os valores foram corrigidos em 5,54%.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS