Publicada pela Secretaria Municipal de Trânsito de Rio Preto, no último dia 3, a portaria 10/2023 determina a nova identificação dos veículos utilizados para o serviço de táxi na cidade. A normativa prevê também que a frota seja na cor branca.
Com a mudança, os carros terão adesivos com a expressão “Táxi Rio Preto” nas laterais, além do brasão do município. Na traseira, a identificação será em adesivo contendo a palavra “Táxi” e o número do alvará, assim como na parte lateral do porta-malas. (segue anexo o modelo)
Além disso, a nova portaria prevê a substituição gradativa da frota até que todos os veículos sejam na cor branca. “Nenhum taxista será obrigado a trocar o veículo imediatamente. À medida que os novos veículos forem comprados, esses terão de ser padronizados na cor branca”, salientou o secretário de Trânsito, Amaury Hernandes.
O custo da primeira adesivagem correrá por conta do orçamento da secretaria e, a partir das próximas, ficará a cargo dos taxistas. “Optamos por um modelo simples, mas de fácil identificação. O objetivo é facilitar a rotina do usuário, mas sem gerar poluição visual no ambiente urbano”, explica o chefe da fiscalização de Trânsito, Marcelo Amaral.
Os taxistas terão o prazo de 90 (noventa) dias – contados a partir da publicação para se adequarem à identificação visual definida – e deverão obedecer ao cronograma de adesivagem que será definido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança e publicado no Diário Oficial do Município na próxima semana.
Os taxistas que precisarem tirar dúvidas sobre a nova identificação podem entrar em contato pelo telefone (17) 3213-9660.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS