Começa a correr na próxima quarta-feira, dia 15, em Rio Preto, o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A opção pelo pagamento em cota única, nesta quarta, garante 5% de desconto, mas o contribuinte também pode parcelar em 10 vezes.

“Nossa expectativa é que sejam arrecadados quase R$ 272 milhões, ou seja, um crescimento de 11,55% em relação a 2022. No ano passado, o município arrecadou R$ 243.709.496,50 com o pagamento deste imposto”, salientou o secretário da Fazenda, José Martinho Ravazzi Neto.

O contribuinte que optar pelo parcelamento do IPTU em 10 vezes deverá recolher a primeira parcela até neste dia 15, com demais vencimentos para a mesma data, nos meses subsequentes, de março a dezembro.

De acordo com a Planta Genérica de Valores (PGV) do IPTU para o exercício de 2023 aprovada pelo Legislativo no ano passado, foram feitas adequações em várias áreas da cidade. A medida trouxe inclusive redução da base de cálculo de áreas que foram classificadas como de especial interesse ambiental, assim como as áreas que possuem servidão de passagem do sistema elétrico, as chamadas áreas verdes. De maneira geral, os valores foram corrigidos em 5,54%.

Todo dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município e é destinado à promoção de melhorias e manutenção do funcionamento de diversos serviços públicos, como nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

Os carnês podem ser acessados através da página da Prefeitura de Rio Preto na internet, informando o número do cadastro imobiliário. O link: https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/semfaz/empro_iptu_2via.php

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário