Com 72,97% de acreditação, um maior faturamento em relação a 2022 mostra o otimismo dos empresários para este ano. Esse sentimento positivo se confirma em relação às contratações: 50% dizem que aumentarão o quadro de funcionários, 45,95% irão manter seus colaboradores, e apenas 4,05%, demitir.
Por outro lado, o se antes das eleições o cenário político estava entre os principais motivos de apreensão em relação ao futuro do País, agora ele atinge novos patamares negativos, aparecendo em diversos tópicos da pesquisa.
Na opinião dos filiados, a política ficou em primeiro lugar na área do País que mais precisa melhorar (47,30%). Obteve a mesma posição entre os temas mais preocupantes para a economia (54,05%) e acabou em segundo lugar entre os motivos que impedem as empresas de crescer (24,32%) – perdendo apenas para as cargas tributárias, que ficaram com 29,73% das respostas. Já a aprovação do governo federal foi de apenas 6,75%.
Os números fazem parte da 8ª Pesquisa de Clima realizada pelo LIDE Noroeste Paulista no período de 11 a 26 de fevereiro. Foram ouvidos mais de 70 filiados entre diretores, sócios, CEO’s e presidentes de grandes empresas da região.
Na região – A educação (43,24%) e a infraestrutura (33,78%) da região continuam entre os pontos que mais necessitam de melhorias nas opiniões ouvidas. Já em terceiro lugar, a política deu lugar à saúde, que dessa vez ficou com 9,46%.
A administração municipal teve maior aprovação entre os filiados ouvidos em relação à última coleta de dados, passando dos 67%. Já a estadual, obteve 77,02% de respostas positivas.
A Pesquisa de Clima Empresarial é realizada pelo LIDE Noroeste Paulista com o apoio da Didáctica Educação Corporativa e o acompanhamento da Award Auditores Independentes.
O resultado completo pode ser visto aqui.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Lide Noroeste Paulista