Tórax e Pediatria são os temas da primeira edição do ano do curso do Clube Manoel de Abreu (CMA) da Sociedade Paulista de Radiologia, que será realizado de 24 a 26 de março, em Rio Preto. A iniciativa é voltada a médicos radiologistas (gerais e especialistas) e residentes. Além de São José do Rio Preto, haverá mais três edições neste ano, nas cidades de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto. “São José do Rio Preto representa um marco histórico  porque foi nessa cidade, na década de 60, que o CMA foi criado. Com o tempo,  tornou-se um curso de aperfeiçoamento de alto nível, sem perder o clima de um encontro e amigos”, salientou o médico Tufik Bauab Jr., um dos anfitriões do evento.

Arthur Soares Souza Jr., da comissão científica do CMA, coordenador da área de Tórax da SPR, ressalta que os participantes dessa edição do curso vão fortalecer sua base sobre o tema. “Vamos abordar os padrões básicos de todas as doenças de tórax e, com isso, o participante também estará preparado para o curso mais avançado sobre o tema que acontecerá neste ano, em Campinas”, informa Souza Jr.

A sessão de Pediatria, por sua vez, também chama atenção pela amplitude dos temas. Entre eles, Maus Tratos, que será abordado pela médica radiologista Fernanda del Campo Braojos Braga, coordenadora do Grupo de Estudos em Pediatria (Geped), da SPR. Segundo Fernanda, o tema é muito importante porque há fraturas decorrentes de maus tratos, como o chamado chacoalhão, que não deixa marcas visíveis na criança, mas podem ser descobertas em um raios-X. “Estamos falando de uma fratura muito sutil, que o radiologista precisa aprender a reconhecer e avisar o pediatra” informa.

Ainda em pediatria, o médico Antônio Soares Souza vai ministrar a aula Massas Císticas Abdominais na Criança. “Massas abdominais em crianças não são tão raras e as que aparecem são, predominantemente, císticas. Vamos fazer uma revisão sistematizada sobre o tema, suas causas e métodos diagnósticos”, diz. O especialista destaca a importância do evento que promove o encontro entre médicos radiologistas e residentes da região, além da revisão de conteúdos importantes. “Neste ano, o CMA será ainda mais especial porque teremos no evento a eleição da nova diretoria da SPR”, diz.

Membro da Comissão Editorial do Jornal da Imagem da SPR e participante ativo do CMA, o médico radiologista Daniel Lahan destaca que, além do aspecto da atualização científica, o CMA também é uma oportunidade para discutir questões relacionadas à especialidade e trocar experiências ligadas à atividade médica assistencial ou à gestão das clínicas, com o apoio das empresas parceiras presentes no evento. “Além da programação com aulas de radiologistas que são referência na especialidade, o CMA conta com um dia reservado à apresentação e discussão de casos”, conclui.

Como participar – As aulas do CMA são presenciais. As inscrições podem ser feitas antes pelo site da SPR ou no local do evento. Para os membros ativos da SPR, a participação é gratuita. Para não membros, a taxa é de R$ 430,00, com possibilidade de levar um acompanhante mediante o pagamento de R$ 250,00. Já interessados em participar da  sessão de discussão de casos devem se inscrever antecipadamente pelo site (https://spr.org.br/evento/26/clube-manoel-de-abreu/como-preparar-um-caso)

Clube Manoel de Abreu – São José do Rio Preto

24 a 26 de março

Hotel Nacional Rio Preto, rua Prof. Carlos Ibanez, 35 – Vila Diniz, São José do Rio Preto – SP

Mais informações e inscrições:  https://spr.org.br/evento/25/clube-manoel-de-abreu/sobre-o-cma

 

Deixe um comentário