A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, por meio do Viveiro Municipal, promove no dia 06 de abril, mais uma edição do curso de capacitação de podadores.

O curso, que é gratuito, será realizado no Complexo Swift de Educação e Cultura, das 8h00 às 12h00.

Inscrições – As inscrições estão abertas e podem ser efetivadas pelo telefone (17) 3225-9769. Caso as vagas sejam esgotadas, há formação de lista de espera para a próxima turma. As vagas são para ambos os sexos e é preciso ter mais de 18 anos e comprovar residência em Rio Preto ou seus Distritos.

Além de possibilitar o acesso à carteira de podador certificado pela Prefeitura, o objetivo do curso é difundir as boas práticas no manejo da arborização urbana, cumprindo a legislação vigente.

Durante o curso serão entregues os seguintes materiais impressos aos podadores: Cartilha de Poda, um modelo de requerimento para poda e/ou supressão de árvores, um informativo com as principais leis de arborização vigentes (Lei Federal, Lei Estadual, Normas ABNT relacionadas à Arborização Urbana, Lei Municipal do PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana) e seus quatro decretos regulamentadores; a página 5 do Decreto 18.301/2019, que contém o Capítulo IX sobre Poda de Árvores e a Resolução Comdema Nº 004/2021, que esclarece o Uso de Capina Química no município.

Legislação e podas – No curso serão abordados os seguintes assuntos: legislação sobre Arborização Urbana, órgãos envolvidos no licenciamento de supressões e poda de árvores, o que são áreas de preservação permanente (APPs); principais benefícios da Arborização Urbana, Espaço Árvore, a ilegalidade do uso de herbicidas em área urbana (capina química, mata-mato, agrotóxicos, etc).

Sobre a arborização urbana e as podas corretas e incorretas, são apresentados os seguintes temas: principais partes das árvores, diferentes formatos naturais de árvores e a importância de respeitar essas formas; técnicas de podas, tipos de podas, podas proibidas (podas drásticas, quadradas, etc); podas adequadas; trabalho em segurança; como ser um profissional arborista especializado; proibição do uso de manilhas/tubos no plantio de árvores; outras infrações como pintar tronco de árvores e amarrar/pregar placas, faixas e objetos em árvores, etc.

O curso é ministrado pela engenheira agrônoma e especialista em arborização urbana, mestranda em engenharia agrícola, Larissa Tiago Volpi, que é chefe do setor de Análise e Laudos do Viveiro Municipal.

Serviço:

Capacitação de novos podadores

• Data: 06/04/2023

• Horário: 08h às 12h

• Credenciamento: 08h às 08h30

•Local: Complexo Swift

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 3900 – Vila Ercília

• Documentos necessários para emissão da carteirinha de podador: ✓ Foto 3×4, ✓ RG, ✓ CPF e ✓ Comprovante de Residência

•Tópicos que serão abordados:  principais leis de arborização, Normas ABNT de Arborização, importância da arborização urbana, principais partes das árvores e respectivas funções,  diferentes formatos naturais das espécies arbóreas, técnicas para poda, tipos de poda saudáveis X podas ilegais,  Espaço Árvore, infrações na arborização, ilegalidade no uso de herbicidas em área urbana, destinação correta dos resíduos da poda, como solicitar autorização de interdição parcial ou total de via pública para manejo de árvores.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Com informações SMCS

Deixe um comentário