A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, promove neste mês a campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo incentivar a população a fazer testes para hepatites B e C, bem como HIV e Sífilis, favorecendo o diagnóstico e tratamento precoces desses agravos.

As unidades básicas de saúde estão realizando diversas ações de orientação sobre hepatites. Entre os dias 27 de julho até o dia 03 de agosto, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis promove ações extramuros em locais de grande movimento, levando o caminhão itinerante de testagens (CTA móvel) para realização dos testes, além de material informativo.

No próximo sábado, dia 29, o CTA móvel estará no estacionamento do Mercado Municipal, onde a equipe realizará testes para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de distribuir insumos de prevenção (preservativos femininos, masculinos e autotestes de HIV) e material informativo. A ação será das 9h00 às 13h00.

Na semana da campanha, as unidades básicas de saúde também vão intensificar o Programa Fique Sabendo, que realiza testes de HIV, sífilis e hepatites virais, com ações dentro e fora das unidades, para sensibilizar a população quanto à importância da testagem, sempre que passar por uma situação de risco.

Hepatites viraisAs hepatites virais são infecções causadas por vírus que provocam inflamações no fígado. Os tipos de hepatites mais comuns e que causam maiores danos no fígado são do tipo B e C.

Sinais e sintomasOs principais sinais e sintomas das hepatites virais são febre, cansaço, tonturas e náuseas, perda de apetite, mal estar geral, desânimo, dor abdominal, fezes claras, urina escora, pele e olhos amarelados.

TransmissãoA transmissão das Hepatites virais ocorre por:– Relações sexuais desprotegidas;– Compartilhamento de agulhas e seringas;– Acidente com material que contenha sangue contaminado;– Compartilhamento de alicates de cutícula não esterilizados, lâminas de barbear/depilar;– Colocação de piercing e tatuagem em locais que não respeitam as normas de segurança;A Hepatite B é considerada uma IST – Infecção Sexualmente Transmissível – que também pode ser transmitida de mãe para filho na gravidez e no parto.

Prevenção– Uso do preservativo em todas as relações sexuais;– Não compartilhamento de material que perfura/corta que contenha sangue;– Ao fazer piercing ou tatuagem, escolher locais que sigam as normas de segurança;– Realizar os exames de pré-natal adequadamente (pré-natal do casal).

Outra forma importante de prevenção às Hepatites virais é pela vacinação. São recomendadas 3 doses da vacina contra a Hepatite B, em qualquer idade, aplicada gratuitamente, nas unidades básicas de saúde (UBS).

Diagnóstico – A maioria das pessoas com Hepatite B e C não vai perceber os sintomas no início da doença, mas o vírus está em atividade lesando o fígado.

Somente com o teste, feito por meio de exame de sangue, você poderá saber se tem Hepatite B ou C.

Teste rápido – Em uma hora você recebe orientações, realiza a testagem para Hepatites B e C e recebe o resultado.

Teste convencional – Você recebe orientações, faz a coleta do exame e busca em dia agendado.

Os testes podem ser feitos nas unidades básicas de saúde e no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, onde não é necessário agendamento de consulta.Telefone: 3211 1410

Tratamento – O tratamento para Hepatite B e C é 100% gratuito no SUS, com medicamentos específicos.É importante que o paciente com Hepatites:– Faça o tratamento de forma adequada;– Siga todas as etapas de exames e consultas;– Tome a medicação corretamente– Faça o acompanhamento pós-alta.

Agenda do Caminhão itinerante CTA Móvel:

27/7 – Constroeste28/7 – Cene Med29/7 – Mercado Municipal (das 9h às 13h)31/7 – Cooperlagos02/8 – Jardim Paraíso03/8 – Unesp

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Com informações SMCS