A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto promove, entre os dias 2 e 29 de setembro, a programação do mês da Árvore 2023. Além do Dia da Árvore (21/09), é celebrada uma série de datas relacionadas ao meio ambiente neste mês: 5 – Dia da Amazônia, 11 – Dia do Cerrado, 16 – Dia internacional pela preservação da Camada de Ozônio, 19 – Dia Mundial pela Limpeza das Águas e 22 – Dia Mundial Sem Carro e Dia da Defesa da Fauna e 23 – Chegada da Primavera.
No sexto ano de funcionamento, o programa Viveiro Itinerante voltou a circular pelas dez regiões de Rio Preto no último sábado (02) a primeira parada aconteceu na Região Pinheirinho, na Praça Central – No local houve uma ação simultânea com a presença do Balcão de Emprego Itinerante, oferta de serviços de Saúde, aula de zumba e varal solidário.
Arborização urbana – Com o intuito de contribuir para o aumento da arborização urbana em Rio Preto, a Smaurb, em 2018, criou o projeto que se tornou o Programa Viveiro Itinerante, com caráter permanente. Por meio dele, um caminhão da secretaria leva a pontos fixos de cada uma das dez macrorregiões do município mudas de árvores do Viveiro Municipal para ser distribuídas aos moradores. Técnicos também ficam disponíveis para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com as plantas.
O projeto vai passar pelas dez macrorregiões da cidade: Bosque, Central, CEU das Artes, Cidade da Criança, HB, Pinheirinho, Represa, Vila Toninho, Schmitt e Talhado.
Os interessados devem comparecer ao local de distribuição com documento pessoal e comprovante de residência para o preenchimento do formulário e a retirada das mudas. Serão doadas até duas mudas por endereço.
Plantio – Além da distribuição direta de mudas de árvores aos munícipes, serão realizados diversos plantios de mudas em áreas estratégicas da cidade, mobilizando vários parceiros como Instituto As Valquírias, Semae, Projeto Corredor Ecológico, Instituto Mudar.
O objetivo dos plantios é recuperar áreas e aumentar a cobertura arbórea na cidade. O avanço na elevação do número de árvores estabelecidas é fundamental para melhorar não só o nível de arborização, mas tudo o que vem com ele: melhora no microclima, com temperaturas mais amenas devido à sombra e umidade do ar; permeabilidade do solo; diminuição da poluição; melhor qualidade de vida e diminuição das doenças respiratórias, especialmente em estiagem, dentre outros benefícios.
PROGRAMAÇÃO MÊS DA ÁRVORE 2023
De 02 a 29 de setembro
Viveiro Itinerante nas 10 Regiões da Cidade
* Aplicação do questionário visando a contribuição da população para a revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana (Veja a programação abaixo)
Dia 21 de setembro
Plantio na Praça em frente ao Instituto As Valquírias
Local: Rua Pascoal Decrescenzo, nº 599, Jd. Itapema
Horário: 8h
Plantio na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto
Local: Rod. Délcio Custódio da Silva, Km 4,5
Horário: 9h30
Dia 24 de setembro
Plantio Projeto Corredor Ecológico
Local: Represa Municipal (Lago III)
Horário: 8h30
Plantio “Muda que a Cidade Muda”
Local e horário: a definir
PROGRAMAÇÃO VIVEIRO ITINERANTE
Horário: 8h às 11h
Dia 02/09
REGIÃO PINHEIRINHO
Praça Central – Avenida José Cury Neto cruzamento com a Rua Aparecida Costa Joazeiro, Res. Dignidade
Dia 18/09
REGIÃO CENTRAL
EMURB – estacionamento em frente ao Pet Park
Avenida Philadelpho Gouveia Neto, 2150, Pq. Setorial
Dia 19/09
REGIÃO HB
Casa de Eurípides
Rua Olavo Guimarães, 600, Jd. Urano
Dia 20/09
REGIÃO VILA TONINHO
Centro de Zoonoses
Avenida Projetada 02, 1.721, Residencial Setsul
Dia 21/09
REGIÃO CIDADE DA CRIANÇA
CRAS Belo Horizonte
Rua Dr. Sinsei Toma, 300, Res. Vetorasso
Dia 22/09
REGIÃO BOSQUE
UBS João Paulo II
Rua José Leite Arabone, 400, Jd. João Paulo II
Dia 25/09
REGIÃO TALHADO
CRAS Lealdade
Rua Geraldo de Paiva Ferreira, 550, Res. Amizade
Dia 26/09
REGIÃO SCHMITT
Praça dos Esportes e da Cultura
Rua Coutinho Cavalcanti, 500 – Engenheiro Schmitt
Dia 27/09
REGIÃO REPRESA
CRAS São Deocleciano
Avenida Olinda Loria Khauan, 151, São Deocleciano
Dia 28/09
REGIÃO CEU
CCF – Centro de Convivência da Família
Rua Frei Arcanjo, 201, Pq da Cidadania
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS_foto_SérgioSAMPAIO