O Conselho Municipal Afro (CMA) confirmou os convidados para o Fórum de Igualdade Racial 2023 de São José do Rio Preto. O evento acontece no próximo sábado, dia 23, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Rio Preto, das 14h00 às 19h00. Além de palestras, haverá apresentações artísticas. Neste dia, o órgão ainda pretende referendar documento para nortear as discussões sobre ações afirmativas e políticas públicas mais inclusivas e justas.

“Será uma resolução para expressar a perspectiva da negritude rio-pretense e da região a respeito das políticas públicas que já tenham sido executadas e discussões que demandem atenção por parte dos poderes público e privado, assim como do terceiro setor”, afirma o presidente do CMA, Darok Viana. O esboço desse documento está sendo produzido pela comissão organizadora do Fórum com participação direta de representantes da sociedade civil e será apresentado aos participantes do evento, para que opinem e votem.

O texto final será encaminhado para autoridades de todas as cidades que tiverem representantes endossando o documento. “Esperamos que o resultado seja uma atenção voltada às pautas de igualdade racial, propostas pela própria negritude, alçada para propor e não somente acompanhar discussões que tratam dos nossos direitos”, completa Darok.

Os palestrantes confirmados foram convidados a debater a responsabilidade das instituições públicas em relação à implementação de ações afirmativas, dentro de suas áreas de atuação. Estarão presentes Elizeu Soares Lopes, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Flávia de Jesus Costa, diretora da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura; e o professor de Direito Tiago Vinícius André dos Santos, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Na parte artística, o grupo Pagode na Moral promete contagiar os presentes, assim como a dupla Pepê e Neném, com sucessos como “Mania de Você”.

O Fórum de Igualdade Racial 2023 acontece no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Preto, que fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.853, na Vila São José. A entrada é gratuita e não necessita inscrição prévia.

Tribuna – Nesta terça-feira (19), Darok Viana usou a Tribuna Livre durante a sessão da Câmara de Rio Preto para sensibilizar os vereadores a respeito do pedido de urgência para a votação de projeto de lei que prevê destinação de cotas para negros e indígenas em concursos públicos municipais. A propositura partiu do CMA.

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações SMCS_arte_Darok Viana