Escolas municipais de Rio Preto recebem a circulação de um projeto de brincadeiras com a temática indígena, o Akauã Cantos e Encantos. A experiência é voltada para crianças da educação infantil, projetos sociais e público da cidade em geral. Uma das ações será realizada em praça pública para que a população geral possa participar.
O projeto foi contemplado pela Lei Nelson Seixas 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, e acontece durante este mês de outubro.
Akauã, em Tupi-Guarani e Kariri significa gavião, ave de grande destreza. O nome do projeto representa os pertencimentos étnico-culturais das idealizadoras Gizele Nascimento (Juá Erã Kixelô Kariri) e Salene Nascimento (Neny Luáh), do Coletivo Educar Ancestral, que tem como missão divulgar os conhecimentos dos povos originários, por meio da valorização das sabedorias e tecnologias da natureza.
A vivência trabalha com a investigação, observação e ação, como possibilidade de experimentar o brincar de forma intuitiva e autônoma. As crianças são incentivadas a agir como Akauã, uma vistosa ave caçadora, através da interação com diferentes estações/contexto de brincadeira.
Segundo as realizadoras, o mês de outubro chega já na primavera e se torna um momento de celebração das crianças. “Com Akauã teremos uma experiência significativa através de um espaço lúdico de brincadeira que ensina pelo prisma da coletividade e observação da natureza, proposta inspirada nos povos tradicionais do nosso país”, celebram.
Cronograma Projeto Akauã Cantos e Encantos
Dia 05/10 – Escola Municipal Menino Jesus;
Dia 06/10 – Projeto Aquarela;
Dia 09 e 10/10 – Escola Municipal Dom José;
Dia 11/10 – Escola Municipal Castelo do Bosque;
Dia 21/10 – Praça das Rosas (Jardim dos Seixas), das 10h às 12h – aberto ao público geral.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS_foto_divulgação