Especialistas de diversas regiões do país apresentaram as oportunidades com a produção de cacau no estado de São Paulo durante o Intertech Agro, realizado na última quinta-feira (12), na EXPO Rio Preto.
Com uma programação diversificada, abrangendo desde a produção de mudas até o mercado do chocolate fino, os participantes do Intertech Cacau puderam absorver conteúdos relevantes sobre a cadeia produtiva do setor.
“Buscamos capacitar e atualizar os produtores que já plantam cacau e despertar o interesse em quem não conhece a cultura, ainda nova na região Noroeste Paulista e que desperta muita curiosidade”, afirma André Seixas, diretor de Agronegócios da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto – ACIRP.
O cultivo do cacau pode ser realizado de forma simultânea com outras culturas, o que permite a otimização de recursos do solo, da água, da mão de obra e de máquinas e equipamentos, diminuindo o risco econômico, além de permitir melhor fluxo financeiro e aumento da rentabilidade da área implantada.
O encontro teve como destaque a apresentação do Programa Cacau SP, um projeto que visa adaptação, geração de renda, divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos, no qual são fornecidas assistência técnica, tecnologia e conhecimento.
Para participar do Programa Cacau SP, o produtor deve procurar a Casa de Agricultura do seu município. “Ao ingressar no programa, o produtor terá a oportunidade de conhecer as lavouras já desenvolvidas, visitar nossa fábrica de chocolate e, se resolver investir na cultura, receberá acompanhamento técnico e toda a assistência necessária”, explica Ricardo Pereira, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Produtora em Brasília (DF) há três anos, Marlene Marques aproveitou o evento para se atualizar e trocar experiências. “Participar deste evento é muito importante. É um estímulo extra e nos indica que estamos no caminho certo”, afirma.
Chocolate Bean to Bar – Outro destaque do Intertech Cacau foi a palestra sobre o Chocolate Bean to Bar, produzido artesanalmente a partir da amêndoa integral do cacau, sem segmentação de processos e aditivos artificiais.
“Queremos apoiar a produção e desenvolver a qualidade do chocolate artesanal. Oportunidades como o Intertech Cacau nos permitem divulgar o trabalho e ampliar parcerias com pequenos produtores”, afirma Bruno Lasevicius, presidente da Associação Bean to Bar Brasil.
SERVIÇO
60ª EXPO Rio Preto
2º Turno – 11 a 15 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto – R. Daniel Antônio de Freitas, 115 – Distrito
Industrial – São José do Rio Preto
Entrada e estacionamento gratuitos
https://www.exporiopreto.com.br
https://www.intertechagro.com.br
Instagram: @expo.riopreto
@intertechagro
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações Marsala_foto_