O fotógrafo Jorge Etecheber dá continuidade ao seu trabalho de resgate de registros da memória rio-pretense com a exposição “3 Instantes de Rio Preto”, que será aberta na próxima quinta-feira, dia 16, às 19h30, no Espaço Cultural Edson Baffi, no Mercado Municipal. A mostra ficará em cartaz até o dia 13 de dezembro, quando será realizada uma cerimônia de encerramento às 19h30.

A exposição resgata o material que Alberto Kinichi Sakakibara produziu, em 1949, para a confecção de um livro fotográfico sobre a cidade de São José do Rio Preto. Com textos de Basileu Toledo França, o livro teve apenas 500 exemplares impressos.

Com a nova exposição, Etecheber avança em sua pesquisa em torno de registros da história da cidade que têm a fotografia como protagonista. No ano passado, ele realizou a mostra “Rio Preto Ilustrado”, que resgatava uma publicação produzida pelos irmãos Abílio Brunhosa Cavalheiro e Paulo Laurito entre 1927 e 1929, mas que, por razões desconhecidas, não foi lançada.

Em “3 Instantes de Rio Preto” o público poderá ver um exemplar original do livro produzido por Sakakibara, que, aliás, era tio de Etecheber. O exemplar, no entanto, não poderá ser manuseado devido ao seu delicado estado físico, mas haverá um fac-símile da obra à disposição das pessoas. A mostra ainda traz fotografias e reproduções de páginas do livro histórico.

A produção de “3 Instantes de Rio Preto” foi viabilizada pela Lei Nelson Seixas – Edição 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço

Exposição ‘3 Instantes de Rio Preto’, de Jorge Etecheber

Vernissage de abertura: dia 16/11 (quinta-feira), às 19h30

Vernissage de encerramento: dia 13/12 (quarta-feira), às 19h30

Mercadão – Espaço Cultural Edson Baffi (Rua Antônio de Godoy, 3048)

Horário de visitação: segunda a terça, das 8h às 19h; quarta a sexta, das 8h às 21h; sábado e domingo, das 8h às 13h

Grátis

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações BoniPeixe_fotos_exposição