A equipe de engenharia da Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto apresentou, durante o 3º Seminário da Rede Ruas Completas SP, em Campinas, o projeto-piloto de urbanismo tático implementado em frente à escola Municipal Doutor Norberto Buzzini, no Jardim Yolanda.
As intervenções, que visam diminuir a velocidade média praticada pelos veículos no trecho escolar e garantir mais segurança aos pedestres (alunos, responsáveis e professores), foram desenvolvidas em parceria com a ong/consultoria WRI Brasil.
O Ruas Completas São Paulo é um grupo de cooperação formado por municípios paulistas que se reúnem periodicamente para discutir as soluções planejadas e implementadas em cada cidade, assim como trocar informações sobre experiências exitosas.
Essa edição do seminário ocorreu em Campinas e contou com a participação de 20 municípios, sendo que dez deles exibiram resultados de ações já executadas a partir das discussões ocorridas em rede – Campinas, Diadema, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André e São José do Rio Preto.
“Eventos como este são fundamentais para que possamos trocar experiências e colher ideias de intervenções que deram certo em outros municípios e podem, com as devidas adequações, dar bons frutos na nossa cidade”, comentou Pedro Romeiro, engenheiro da Secretaria de Trânsito e Transportes que apresentou o projeto pilo de Rio Preto.
Urbanismo tático
O novo conceito em mobilidade que foi implantado em frente à escola Norberto Buzzini consiste em afunilar o trânsito de veículos para uma faixa única no trecho em frente ao portão da escola e, com isso, ampliar o passeio público (calçadas) e criar áreas de convivência lúdicas e seguras. Além disso, são criadas vagas de parada e estacionamento mais seguras para a realização do desembarque, tanto para os alunos transportados em veículo familiar quanto para os que utilizam o transporte escolar público ou privado.
As principais características do passeio ampliado pelo urbanismo tático é a pintura colorida, a proteção por meio de balizadores, tartarugas refletias e a jardinagem. “É um projeto implantado em fases. Primeiro vem a pintura, depois a jardinagem e, por fim, a transformação em espaços de convivência, com bancos e árvores, por exemplo. Ao longo desse processo, vamos monitorando o resultado para o trânsito no local e no entorno”, diz Romeiro.
Ruas Completas
O projeto Ruas Completas tem como objetivo mudar o paradigma de desenho viário consolidado ao longo do último século e ainda em prática no Brasil, que é baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para a mobilidade ativa (pedestres).
O conceito de Ruas Completas foi concebido em 2020 para influenciar o poder público a levar em consideração outros aspectos no momento de planejar os perfis viários de uma cidade. A ong WRI, responsável pela disseminação dessa nova mentalidade, defende que “uma rua se torna mais completa quando há uma distribuição mais democrática do espaço e segurança para todos os seus usuários”.
Atualmente, a WRI Brasil atua em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono, o Detran São Paulo e conta com o apoio da Bloomberg Philanthropies Internacional. A ong oferece apoio técnico às cidades, contribuindo para que projetos saiam do papel e se integrem ao ir e vir das cidades.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Com informações SMSC_Fotos aéreas: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto