A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, acaba de inaugurar seu primeiro eletroposto para carros eletrificados. O projeto, desenvolvido em parceria com o Tenda Atacado e a Volvo Car Brasil, acompanha o propósito da companhia de contribuir com a diversificação da matriz energética, além de aproximá-la ainda mais do consumidor final. O primeiro ponto de recarga será instalado na unidade Ceasa do Tenda, em Campinas.
“Estamos muito animados em iniciar mais um projeto com foco em sustentabilidade e ampliarmos nossa contribuição na diversificação da matriz energética brasileira. O mercado de carros elétricos possui um enorme potencial e, com o projeto, conseguimos reforçar a importância do investimento em soluções para promover o uso de energia renovável no país”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
“A parceria com a Tereos é importante para que continuemos a nossa missão de desenvolver a eletrificação e a mobilidade sustentável no Brasil. Ampliar a rede de eletropostos e facilitar cada vez mais a vida do usuário de carro elétrico é um dos objetivos da Volvo e estamos muito felizes de termos parceiros como a Tereos e o Tenda nessa missão”, acrescenta Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Car América Latina e Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.
A Tereos negocia a ampliação do projeto para casas de shows parceiras da empresa em São Paulo, como Espaço Unimed e Villa Country. De acordo com um estudo da McKinsey, até 2040 o Brasil terá uma frota com 11 milhões de carros elétricos movidos à bateria em circulação, um volume que representará 55% das vendas de veículos 0 Km no país.
Energia renovável
Na Tereos, a energia elétrica é obtida a partir da cogeração da biomassa da cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima. Na safra 22/23, a empresa registrou 1.400 GWh de energia elétrica gerada a partir de resíduos de cana de açúcar. A energia é utilizada em suas próprias operações e o excedente é comercializado ou doado.
A energia produzida pela companhia possui a certificação I-REC, sistema com reconhecimento internacional que garante que a energia é gerada por uma fonte sustentável. A certificação também permite a comercialização de créditos de energia renovável (RECs), fortalecendo a agenda ESG da companhia e, também, de parceiros.
A empresa também iniciou, na safra passada, a operação de sua primeira planta de biogás no país, localizada na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP). A planta permite o aproveitamento máximo dos resíduos industriais das operações – no caso, a vinhaça, resíduo obtido no processo de fabricação do etanol, para a geração de energia elétrica.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações e foto Comunic